• Matéria: História
  • Autor: lorrayneduarte2008
  • Perguntado 3 anos atrás

1) explique oque era as expedições chamada bandeiras ?



2) qual era a colaboração dos indígenas nas expedições de bandeira ?



3) qual foi a colaboração dos jesuítas para os indígenas ??




4 ) as expedições normalmente eram divididas em 2 fases. explique?



5) qual era a contribuição dos :
a) os povos indígenas que compunha a expedição rumo ao interior


b) dos Bandeirantes


6) explique a relação entre bandeirantes × tratado de Tordesilhas

Respostas

respondido por: glaucrivellari
1

Resposta:

1) As Entradas e Bandeiras foram expedições organizadas para explorar o interior com o propósito de procurar riquezas minerais, tais como ouro, prata e pedras preciosas. Objetivavam também caçar e apresar índios para escravizá-los. Não era uma tarefa fácil organizá-las, e muito menos explorar o interior do território colonial. Havia a necessidade do preparo de muitas provisões, como alimentos, armas e instrumentos, que deviam ser transportados por animais e pelos próprios exploradores.

2) Os indígenas colaboravam servindo como guias mata a dentro, ajudando na captura de indígenas de outras tribos.

3) Os jesuítas chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial.

Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade. Ao submeterem as populações aos conjuntos de valor da Europa, minavam toda a diversidade cultural das populações nativas do território. Além disso, submetiam os mesmos a uma rotina de trabalho que despertava a cobiça dos bandeirantes, que praticavam a venda de escravos indígenas.

Ao mesmo tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino do Brasil Colonial. Os principais centros de exploração colonial contavam com colégios administrados dentro da colônia. Dessa forma, todo acesso ao conhecimento laico da época era controlado pela Igreja. A ação da Igreja na educação foi de grande importância para compreensão dos traços da nossa cultura: o grande respaldo dado às escolas comandadas por denominações religiosas e a predominância da fé católica em nosso país.

Além de contar com o apoio financeiro da Igreja, os jesuítas também utilizavam da mão-de-obra indígena no desenvolvimento de atividades agrícolas. Isso fez com que a Companhia de Jesus acumulasse um expressivo montante de bens no Brasil. Fazendas de gado, olarias e engenhos eram administradas pela ordem. Ao longo da colonização, os conflitos com os bandeirantes e a posterior redefinição das diretrizes coloniais portuguesas deram fim à presença dos jesuítas no Brasil.

Explicação:

respondido por: Iris12345678910
0

Resposta: 1) Bandeiras foram expedições organizadas para explorar o interior com o propósito de procurar riquezas minerais.

2)os indígenas colaboravam servindo como guias dentro da mata .

3) jesuítas seu objetivo era catequização das população indígenas.

Perguntas similares