De acordo com Collares (2003, p.49) o epicentro do construtivismo está na tese de que “[...] o conhecimento não tem sua gênese nem no sujeito nem no objeto, mas resulta das interações entre o sujeito e objeto pela ação do sujeito”.
COLLARES, D. Epistemologia genética e pesquisa docente: estudo das ações no contexto escolar. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
Assim, com base nesta informação e nos seus conhecimentos sobre a epistemologia genética, analise as asserções abaixo:
I - No processo de construção do conhecimento, deve-se considerar como base os esquemas de assimilação do sujeito, apresentando situações que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios contínuos, num processo de autorregulação.
PORQUE
II - A aprendizagem tem grande relevância para o desenvolvimento, pois ela é que dará as condições para que de fato o sujeito avance na construção do seu conhecimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Respostas
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A epistemologia genética afirma a importância de processos e esquemas, de forma que a aprendizagem mostra-se como um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento humano. Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Epistemologia Genética
A construção do conhecimento se desenvolve de diferentes formas, no sentido de que a epistemologia genética representa uma das teorias. Seus postulados evidenciam a importância de esquemas e processos, que possibilitam o aprendizado dos sujeitos, alinhando a genética com o ambiente em que estão inseridos.
Mais sobre epistemologia genética: brainly.com.br/tarefa/52189597
#SPJ2