Respostas
A Região Nordeste do Brasil apresenta diversas configurações quanto aos aspectos naturais dos principais elementos da natureza tais como relevo, vegetação, clima, hidrografia, devido a essas variações essa região foi regionalizada ou dividida em sub-regiões, são elas zona da mata, meio-norte, agreste e sertão.
A Zona da Mata está situada a leste da Região Nordeste, nesses locais ocorre a predominância do clima tropical que possui características de apresentar temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos.
Meio-Norte corresponde a uma parcela da Região Nordeste que corresponde a uma área de transição climática e vegetativa, pois está entre o clima equatorial e semi-árido e entre a caatinga e as outras vegetações, como Cerrado, Mata de cocais e floresta Amazônica.
O agreste ocorre entre a zona da mata e o sertão, apresenta características que oscila entre a floresta tropical, caatinga e vegetação da região sertaneja.
O Sertão compreende as áreas localizadas no interior da região onde ocorre a predominância do clima tropical semi-árido, as temperaturas são elevadas com duas estações bem definidas (uma seca e uma chuvosa), no entanto, a estação chuvosa se apresenta somente em três meses e longos períodos de estiagem, dessa forma, os índices pluviométricos anuais são relativamente baixos, variando entre 500 a 750 mm ao ano.
A sub-região do Sertão é o lugar do país que apresenta a menor incidência de chuvas, os baixos índices pluviométricos e a má distribuição do mesmo são provenientes de vários aspectos, porém os principais são as massas de ar e o relevo, o último serve como barreira impedindo que algumas massas de ar cheguem aos lugares mais secos e sejam influenciadas pelas mesmas.
Fonte:Mundo escola