Tal como cada indivíduo não é nunca indivíduo solitário, pois está sempre entendendo-se como os outros, da mesma maneira o horizonte fechado que cercaria uma cultura é uma abstração. A mobilidade histórica da existência humana apoia-se precisamente em que não há uma vinculação absoluta a uma determinada posição, e nesse sentido tampouco existe um horizonte fechado. O horizonte é, antes, algo no qual trilhamos nosso caminho e que conosco faz o caminho. Os horizontes se deslocam ao passo de quem se move. Também o horizonte do passado, do qual vive toda vida humana e que está aí sob a forma da tradição, põe em movimento o horizonte abrangente. Na consciência histórica este movimento tão somente se torna consciente de si mesmo.
GADAMER, Hans Georg. Verdade e Método: Fundamentos de uma Hermenêutica Filosófica. 2. ed., Salamanca: Ed. Ortega S.A, 1984. p. 455.
Assim, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A mobilidade histórica dos seres humanos é uma esfera fechada no passado, uma vez que possibilita diversas interpretações, inclusive, alterando sentidos já consagrados.
PORQUE
II. Os horizontes históricos constituem um mundo estranho do qual nada se vincula ao atual, pelo contrário, pois a totalidade dos horizontes se move de dentro para fora.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções estão corretas e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções estão corretas, mas a segunda não é uma justificava correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira é uma asserção correta e a segunda é falsa.
Alternativa 4:
A primeira é uma asserção falsa e a segunda é correta.
Alternativa 5:
Ambas as asserções são falsas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 5 - Ambas as asserções são falsas.
Explicação:
A mobilidade histórica dos seres humanos não é uma esfera fechada no passado, uma vez que possibilita diversas interpretações, inclusive, alterando sentidos já consagrados.
Os horizontes históricos não constituem um mundo estranho do qual nada se vincula ao atual, pelo contrário, pois a totalidade dos horizontes se move de dentro para fora em direção à autoconsciência dos indivíduos para além das fronteiras do presente.
Unidade V, página 220. Filosofia e leitura de textos filosóficos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás