Qual organela pode ser acometida para que uma pessoa não produza a enzima lactase (proteína) e, por isso, tenha intolerância à lactose?
Respostas
Resposta:
Alimentos que devem ser consumidos com restrição por pessoas que possuem intolerância à lactose
A intolerância à lactose é um quadro no qual a pessoa não produz uma enzima denominada lactase, sua produção é insuficiente ou seu funcionamento está inadequado. A lactase é responsável pela quebra da lactose em galactose e glucose: duas moléculas menores e facilmente absorvidas pelo organismo. Em pessoas com intolerância à lactose, esse carboidrato acaba sendo conduzido ao intestino. Lá, é fermentado por bactérias, causando gases, náuseas, desconforto, indigestão e diarreia ácida, cerca de 30 minutos a duas horas depois da ingestão de alimentos que contêm lactose.
Além dos desconfortos, a IL pode provocar o déficit de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, perdidos em razão de diarreias prolongadas, propiciando também uma baixa na imunidade, o que facilita a ocorrência de infecções.
Resposta:
Explicação:
A lactase é uma importante enzima do nosso organismo responsável pela hidrólise da lactose, ou seja, quebra a lactose encontrada em leite e seus derivados em galactose e glucose. Algumas pessoas apresentam uma deficiência na produção dessa enzima, o que as levam a desenvolver um quadro de intolerância à lactose.