• Matéria: Filosofia
  • Autor: erica5949
  • Perguntado 3 anos atrás

resumo descrevendo como se deu a formação da polis, apontando quais foram os filósofos em destaque nessa formação.

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
1

A formação da Polis se deu a partir do início do Período Arcaico (século VIII-VI a.C.) e teve dois filósofos em destaque para a sua consolidação, os legisladores Drácon e Sólon. No período Homérico (XII-VIII a. C.) a Grécia era habitada por diversos povos indo-europeus, tais como os Aqueus, Eólios e Jônios, que foram os primeiros povos a formar as primeiras cidades autônomas que viviam do comércio agrícola e marítimo da região grega. Não se sabe ao certo os motivos, existe a hipótese de um crescimento demográfico por lutas pela posse de guerra, mas fato é que essas populações começaram a se separar. À partir dessa dissolução um tipo de organização política e social, conhecida como Polis (cidade-Estado) emergiu dentro da Grécia. Cada polis possuía governo autônomo, suas próprias leis, moedas e exércitos. As principais polis desse período foram Atenas e Esparta.

Na nova cidade-Estado Atenas era muito acentuada a política (em Esparta levavam mais importância a conquista de terras, dando valor para a militarização), e por conta disso os filósofos foram muito importantes para a consolidação do governo de suas respectivas polis.

  • Um dos principais filósofos e o primeiro legislador de Atenas foi Drácon, por volta de 622 a. C., elaborou leis escritas extremamente severas, objetivando fortalecer o Estado e eliminar as disputas pelo poder entre os clãs aristocráticos.

  • O filósofo Sólon legislou por volta de 594 e 591 a.C., criando a divisão censitária (pela renda) da população, possibilitando a participação de mais cidadãos na política de Atenas. Com relação aos cidadãos mais pobres, Sólon proibiu a escravidão por dívidas e permitiu que participassem da Assembleia Popular. Passo a passo, Sólon foi abrindo os caminhos que levaria o estabelecimento da Democracia em Atenas.

O esforço para manter o Estado forte e democrático não foi o suficiente, pois por volta de 545 a.C., os nobres tomaram o poder à força em Atenas, o que deu início o período dos chamados tiranos. Porém quando as tensões políticas se intensificaram os tiranos não permaneceram no poder e foi outra grande figura filósofa que em 508 a.C salvou Atenas novamente, seu nome era Clístenes e ele promoveu uma série de reformas políticas que lhe valeriam o título de "pai da democracia".

  • Um de seus principais feitos foi estabelecer que todo homem adulto nascido em Atenas, e filho de pais atenienses, seria cidadão, independentemente de sua renda. Isso resultou que agora camponeses, marinheiros e artesãos pobres poderiam participar, através da Assembleia Popular (criada por Sólon), das decisões políticas sobre leis e eleições de cargos públicos.

Mais sobre a formação da Polis: https://brainly.com.br/tarefa/12385181

Anexos:
Perguntas similares