As células das plantas são semelhantes às células animais, embora apresentem algumas diferenças. As células vegetais, além da membrana plasmática, comum a todas as células, apresentam uma parede celular que circunda a membrana.
DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, J. Biologia Celular e Molecular. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Esta estrutura a mais nas células vegetais, interferem nos transportes de substâncias na membrana plasmática? Neste contexto, analise as afirmativas a seguir a respeito da osmose nas células animais e vegetais:
I. A célula animal em meio hipertônico, a água passa por osmose para o interior da célula.
II. As células vegetais ficam túrgidas, mas não chegam a se romper, como ocorre com as células animais.
III. A parede celular impede a entrada ou saída excessiva de água nas células.
IV. Quando as células animais perdem grande quantidade de água e ficam murchas, podem ter as suas funções alteradas ou morrer; já as células vegetais mesmo perdendo grande quantidade de água, a sua composição interna é preservada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Respostas
Resposta: II, III e IV, apenas.
Como a célula vegetal tem a parede celular ela não se rompe e também há um impedimento de perda e ganho excessivo de água. Já a célula animal pode morrer pela desidratação. II, III e IV estão corretas.
A osmose é o processo em que um solvente - como a água - transfere do meio hipotônico para o hipertônico através de uma membrana semipermeável para alcançar um equilíbrio hídrico, ou seja, com o objetivo de que os dois meios "vizinhos" tenham a mesma concentração de soluto com relação ao solvente.
Vejamos uma salada temperada como exemplo para entender. O meio "temperado" é o meio hipertônico, então a água das folhas migra para o meio externo. Porém, como as folhas do vegetal têm uma parede celular de celulose, naturalmente murcham mais lentamente.
Explicação:
II, III e IV, apenas