• Matéria: História
  • Autor: israelph2060
  • Perguntado 3 anos atrás

A estrutura econômica e social do Brasil Colonial tem influência sobre o presente do país? Por quê?

Respostas

respondido por: lorennafranca2
0

Resposta:

sim

Explicação:

mesmo em dias atuais, após 510 anos de descoberta, a vinda do reino português e seu modo de vida, ainda que atualmente convivamos com internet, celular, fax, e-mail´s, veículos, aeronaves, e tantas outras modernidades, temos que, no ambiente público e em como administrar a coisa pública, na essência, pouca coisa mudou.

Continua sendo o mesmo de sempre: mentiras, bajulação, descaso, cinismo, ineficiência, corrupção, egoísmo, interesses particulares em detrimento do interesse geral, péssimos critérios de justiça e de mérito.

Nosso pensamento jurídico é ultrapassado, ainda fincado no raciocínio jurídico dos portugueses da antiguidade. Nossa cultura jurídica social é reativa e não preventiva.

Talvez as pessoas não tenham a noção de como isso é prejudicial para um país em desenvolvimento e revela o quanto ainda estamos longe de alcançarmos um patamar razoável de convivência social, em respeito às normas, às regras, às leis e aos contratos.

Não há dúvidas de que a estabilização econômica ajuda em muito essa questão, o respeito aos contratos e a paz social. Contudo, somente o proveito econômico não é capaz de responder pelos anseios humanos de liberdade dignidade. Vide o exemplo o boom econômico da China...

Essa cultura jurídica reativa não diz respeito exclusivamente ao agir do Poder Judiciário, em julgar as lides. Diz respeito como nossa cultura social plasma, cria, erige as leis, em como os nossos valores sociais e nossa cultura estão encartadas nas leis.

Perguntas similares