Desafio 12
Em relação às indústrias, ainda não existem tecnologias ou processos industriais 100% livres de emissão de poluente, gerando sempre algum tipo de resíduo sólido, efluente ou emissão atmosférica. Porém, existem equipamentos, processos e tecnologias voltados a otimizar a matéria-prima e, dessa forma, reduzir a quantidade de resíduos gerados.
Por isso, os profissionais devem estar atentos às novidades que surgem no mercado. Entre as ferramentas utilizadas visando a diminuir os impactos ambientais, pode-se citar a análise do ciclo de vida dos produtos (ACV), sendo que a norma ISO 14.040 apresenta diversos critérios e cuidados para a sua implantação.
Uma grande contribuição da ACV é identificar onde estão os impactos mais relevantes no ciclo de vida de um produto, para buscar alternativas. Muitas vezes, o impacto está em etapas “invisíveis” aos olhos do consumidor e da sociedade.

Uma lavanderia de vestiários domésticos, visando a melhorar seu processo de produção e deminuir perdas, investindo em marketing verde, entrou em contato com você, especialista em avaliação de impactos ambientais, para auxiliá-los na implantação e melhoria da produção, por meio da implantação de um ciclo de vida de seus processos.

Descrição da imagem não disponível
​​​​​​​​​​​​​​Após analisar o fluxograma, que medidas podem ser adotadas pela empresa visando a melhorar seu ciclo de vida dos produtos? Ou seja, indique medidas que podem ser adotadas visando a diminuir os impactos ambientais e a aumentar os lucros da empresa.

Respostas

respondido por: caioalvesalvarenga20
3

Resposta:

Primeiramente, é de suma importância, visando a melhorar o sistema de produção da lavanderia, juntar o setor de entrega das roupas sujas com a área de lavagem destas. Isso porque haverá economia de custos, espaço e combustível, pois não haverá mais necessidade de transporte do produto (no caso as roupas). Além disso, o processo de lavagem das roupas será agilizado.

A segunda alteração a ser feita está relacionada com a quantidade de ciclos de lavagem das roupas. Não há necessidade de lavar todas as roupas três vezes (com exceção de algumas peças muito sujas), apenas como forma de agradar o cliente. Desta forma, se reduzirá o consumo de água potável para lavagem da roupa e, consequentemente, a quantidade de efluente para tratamento. Além disso, os custos, tanto de água como de tratamento, irão diminuir, uma vez que menos produtos de tratamento serão necessários.

Por fim, como a lavanderia necessita realizar a limpeza do estabelecimento no final do expediente, esta pode investir no reuso da água de lavagem das roupas, principalmente para a limpeza do chão, o que faz com que o consumo de água potável seja reduzido.

Com essas medidas, haverá redução dos impactos ambientais causados pelo estabelecimento e, consequentemente, dos gastos. Dessa forma, haverá menos gastos envolvidos na lavagem das roupas, sendo que o estabelecimento poderá reduzir o preço da lavagem das roupas, melhorando a visão da empresa pela sociedade e trazendo novos clientes.

Explicação:

respondido por: AgosBR
2

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Os filtros industriais que visam a minimização dos poluentes atmosféricos podem ser divididos em descartáveis e não descartáveis.

Neste caso, indicarei o filtro do tipo de manga, considerado não descartável. Essa escolha se baseia na relação custo benefício em comparação a outros tipos de equipamentos, como precipitadores eletrostáticos, ciclones ou lavadores de gases. Os filtros de mangas têm como função a separação de gases e partículas e, por meio deles, é possível atender às normas de emissão de particulados exigidas pelas leis ambientais.

A limpeza do filtro irá influenciar na vida útil do equipamento. Há basicamente dois métodos de limpeza: sacudindo as mangas ou soprando em corrente contrária (limpeza por ar reverso). O pó deverá ser reciclado ou disposto de maneira ambientalmente correta.

Ao sacudir de forma mecânica, o pó é retirado por agitação horizontal ou vertical, mas esse método de limpeza impõe grande dificuldade para a retirada de poeiras muito aderentes, pois o excessivo vigor de agitação pode fazer com que as mangas girem ou se soltem dos ganchos de sustentação. Já a limpeza por ar reverso consiste na inversão do sentido do fluxo, o que faz com que as partículas se desprendam do tecido. Esse método é mais utilizado para pequenas vazões que podem ser construídas com tecidos relativamente pouco resistentes à abrasão.

O filtro do tipo de manga apresenta como vantagens:

- Baixos custos de investimento e de manutenção.

- Baixo consumo de ar comprimido.

- Alta eficiência de limpeza.

- Consumo de energia reduzido.

- Capacidade de filtragem otimizada.

- Perda de carga mínima no sistema de limpeza com a utilização de válvula membrana integrada.

- Ótimo acesso aos componentes de limpeza.

- Fácil troca das mangas pela câmara de ar limpo (varia conforme o modelo).

- Construção compacta.

- Reduzido número de peças sobressalentes.

- Reduzido nível de ruído.

Como desvantagens, o filtro de manga apresenta:

- Custo de manutenção e operação do equipamento.

- Necessidade de funcionários com conhecimento para operação e manutenção preventiva da máquina.

- Demandam uma linha de ar comprimido em excelentes condições, de pressão estável e baixos teores de água e óleo para obtenção de uma boa performance de limpeza.

- O equipamento não tolera condensação de umidade ou ácidos, nem temperaturas gasosas maiores que o limite de temperatura da manga filtrante.

- As mangas podem ser destruídas com altas temperaturas ou com a presença de produtos químicos corrosivos.

- O tempo de limpeza do filtro pede um sistema em paralelo para manter um regime permanente de operação.

Explicação:

Perguntas similares