• Matéria: História
  • Autor: Natasha0123
  • Perguntado 3 anos atrás

GENTE POR FAVOR URGENTE!!!! PRECISO PARA HOJE
"Chegou-se a proclamar, trabalhadores brasileiros, que esta concentração seria um ato atentatório ao regime democrático, como se no Brasil a reação ainda fosse dona da democracia, (...). O que eles querem é uma democracia de um povo emudecido (...). A democracia que eles desejam impingir-nos é a democracia do antipovo, (...) da anti-reforma, (...) do anti-sindicato, ou seja, aquela que melhor atenda aos seus interesses ou dos grupos que eles representam, (...) é a democracia dos monopólios nacionais e internacionais, (...)". ('Discurso de João Goulart, em 13/03/1964', In: Ivan Alves Filho, "Brasil: 500 anos em Documentos", 2 ed., Ed. Mauad, 1999, pg. 577).
 
O "Discurso da Central" pronunciado pelo presidente da República foi um de seus últimos atos públicos antes do golpe militar que resultou em sua deposição dias após. No pronunciamento, Goulart lança um programa de reformas e denuncia a ação dos setores que estariam fomentando um projeto antipopular para o Brasil.

Baseado em seu conhecimento sobre o período:

a) retire do texto e comente uma denúncia de Goulart contra a "reação" que acabou concretizada pelo regime ditatorial pós-1964;
b) cite uma das propostas de reforma apresentadas por Goulart à época e explique de ser repudiada pelos setores conservadores.​

Respostas

respondido por: KateKodanka
9

Resposta:

a) O "povo emudecido" concretizou-se na censura e repressão política, e "antipovo" na falta de participação popular, a "anti-reforma" nas políticas econômicas conservadoras e o "anti-sindicato" com as intervenções e fechamentos de sindicatos no período ditatorial.

b) Reforma agrária; reforma bancária.

Explicação:

Achei em um PDF de questões de história


Natasha0123: Muito obrigada!!
respondido por: helenbatistamaues
0

a) Uma denúncia de Goulart que acabou se concretizando pelo regime ditatorial, foi o momento que em seu discurso ele disse: “povo emudecido”. Fato que deixou claro a não participação popular nas políticas, algo que ele era contra.

b) Uma das políticas de Goulart foi a reforma agrária, porém, foi repudiada pelos conservadores, inclusive, dentre as questões que ele defendia, era a diminuição da desigualdade social. Porém, foi duramente criticado, sendo um dos fatos que deu início ao Golpe Militar.

Reformas no Governo de João Goulart

O Governo de João Goulart tinha reformas importantes, porém, não foram bem-aceitas pelos conservadores, dentre elas, podemos mencionar:

  • Reforma Agrária
  • Reforma Administrativa
  • Reforma Eleitoral
  • Reforma Bancária
  • Reforma Tributária
  • Reforma Universitária
  • Reforma Constitucional

João Goulart deixou a presidência após o Golpe Militar liderado pelo exército, mas ele deixou o seu legado, já que suas propostas foram posteriormente colocadas em prática.

Conheça mais sobre o governo de João Goulart em: https://brainly.com.br/tarefa/4060780 e https://brainly.com.br/tarefa/4449082

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares