2. Em que dominio específico surgiu este termo dogma? Encontra alguma justificação para este facto? Explicite-a.
Respostas
Resposta Esse termo foi empregue a partir do século IV no Ocidente, e provém da língua grega e significa originalmente "opinião" ou "o que parece bom/justo". O sentido foi evoluindo gradualmente, passando também a designar uma doutrina filosófica, decreto ou sentença. Este termo possui interpretações diversas no cristianismo ortodoxo, protestante e católico. Assim, os primeiros consideram o dogma um instrumento fundamental para opor resistência à heresia, tornando intocáveis determinadas verdades que baseiam a fé.
Os cristãos católicos, por sua vez, possuem uma noção mais maleável, considerando o dogma uma verdade revelada que, contudo, pode progredir se tal se justificar.
Explicação: Os dogmas são emitidos pelo papa ou por um concílio e o não cumprimento dos mesmos conduz à heresia e às penas de excomunhão, suspensão e interdição do exercício de funções dos membros do clero, depois de efetuada uma censura doutrinal teológica. O protestantismo apenas aceita a legitimidade dos primeiros cinco concílios gerais e não condena para a eternidade aquele que não cumprir os preceitos dogmáticos.