Em uma situação real, em que um atleta irá competir uma maratona em altitudes elevadas, local esse rarefeito em gases, dentre ele o oxigênio, um “treinador” propôs a transfusão de hemácias e a utilização do hormônio eritropoetina, para que aumente o número dessas células no sangue do competidor. O atleta se recusou a realizar essas ações devido não ser honesto com os outros competidores e também aos exames antidoping, no entanto, ficou pensativo em como esses métodos podem auxiliar o maratonista nessa prova. Sabendo que os métodos oferecidos ao seu atleta são ilegais, como o treinador poderia justificar a utilização destes métodos, considerando a resposta fisiológica que o atleta teria?
Respostas
respondido por:
4
As transfusões sanguíneas e o uso de eritropoietina levariam a um aumento na quantidade de hemácias, consequentemente na de hemoglobinas, e são as hemoglobinas que carregam o oxigênio para as células.
Se há um aumento na quantidade de hemácias, mais oxigênio é aproveitado na respiração, é uma tática proibida que muitos atletas fazem, principalmente os do ciclismo e os maratonistas, é até um pouco difícil de ser pego nos exames anti-doping.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás