• Matéria: Artes
  • Autor: theesalice
  • Perguntado 3 anos atrás

No Período clássico, a orquestra ganhou a composição que conhecemos atualmente. Entre os naipes dos instrumentos presentes em uma orquestra do período clássico, estão presentes, EXCETO:

Respostas

respondido por: gabriellalimasilva36
1

Resposta:

Para garantir que o som chegue aos ouvidos do público na vibração ideal, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro organiza-se no palco de acordo com a posição estabelecida no século 18, que considera uma planta básica de combinação de músicos e instrumentos. Tradicionalmente, o conjunto é composto por cordas, sopro e percussão, divididos por naipes — subgrupos de instrumentos iguais ou da mesma família.

Para garantir que o som chegue aos ouvidos do público na vibração ideal, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro organiza-se no palco de acordo com a posição estabelecida no século 18.

Para garantir que o som chegue aos ouvidos do público na vibração ideal, a Orquestra Sinfônica organiza-se no palco de acordo com a posição estabelecida no século 18. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Base da orquestra e maioria do total que forma uma orquestra, as cordas são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano. Flauta, oboé, clarinete e fagote compõem as madeiras. Já trompa, trompete, tuba e trombone integram os metais. Na percussão, há uma variedade grande, entre eles, bumbo, marimba, tímpanos e xilofone.

Conforme as características dos sons, a orquestra é posicionada de maneira que os instrumentos de maior impacto sonoro, como os de percussão, fiquem mais ao fundo do palco, seguidos à frente por metais, madeiras e cordas. “Devem ser levadas em conta a acústica do local, a melodia e a propagação do som”, explica o maestro titular, Cláudio Cohen.

posição dos instrumentos na orquestra do teatro nacional claudio santoro

Perguntas similares