Principais correntes filosóficas Sob diferentes perspectivas filosóficas, há três propostas que trata desse tema: Determinismo absoluto: segundo essa corrente teórica, a liberdade não existe, uma vez que o homem está sempre determinado, ou pela sua natureza biológica ou por sua natureza histórico-social.
Liberdade absoluta: de acordo com os pensadores dessa corrente, seríamos sempre livres. Mesmo que os intelectuais dessa concepção admitam a existência de determinações de origem externa, interna e social, entre elas impulsos e desejos, afirmam que o indivíduo possui uma liberdade moral que está acima de qualquer determinação. Jean-Paul Sartre é o principal filósofo da questão da liberdade, afirmando que "o homem está condenado a ser livre"
Relação dialética entre liberdade e determinismo: o homem é determinado e livre simultaneamente. Assim, o determinismo e a liberdade não se excluem, mas se complementam. Os pensadores Espinosa, Hegel e Marx destacaram-se na discussão da liberdade sob a perspectiva de que a liberdade é a compreensão da necessidade (dos determinismos) A circunstância, o mundo no qual caímos para viver, no qual somos prisioneiros, no qual estamos perplexos, compõe-se, em cada caso de um certo repertório de possibilidades, de poder fazer isto ou poder fazer outra coisa. Diante desse teclado possível fazeres, somos livres para preferir um ao outro, mas o teclado, tomado na sua totalidade, é fatal. As circunstâncias são o círculo de fatalidade que faz parte dessa realidade que chamamos de vida.
As concepções de liberdade Ao longo da história da Filosofia, vários teóricos discutiram os valores relacionados à liberdade. Vejamos, então, algumas definições. Para René Descartes (1596-1650), se houver um entendimento das opções que antecedem as escolhas, o indivíduo consegue agir de forma mais livre. Assim, segundo o filósofo, à medida que nos aproximamos da "alternativa correta", por meio do uso da razão, aumentamos a nossa chance de contemplar a liberdade Baruch Espinosa (1632-1677) define liberdade como uma força afirmativa uma vez que o ser humano só consegue autonomia quando fica isento de determinismo. A liberdade é atingida quando o ser humano não tem seus atos coagidos ou determinados por questões exteriores. Segundo Jean-Paul Sartre (1905-1980), a liberdade é essencial ao homem. Antes de qualquer definição, o ser é condenado a liberdade, o que denota que não temos outra saida a não ser tomar decisões, até porque, mesmo quando não escolhemos, já estamos tendo um posicionamento. Como principal expoente do existencialismo, Sartre afirmava que o homem tem autonomia sobre seu projeto de vida, porém essa condição não traz bonança, mas, sim, responsabilidade.
1. O que é Determinismo absoluto? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2 –Qual corrente seríamos sempre livres.? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. Defina relação dialética entre liberdade e determinismo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 4. O que é concepções de liberdade. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5.Segundo Jean-Paul Sartre (1905-1980), o que a liberdade? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Respostas
respondido por:
0
Resposta: 1- Compreende-se um sistema no qual tudo vem a ser por causas anteriores, tornando os efeitos que se seguem destas causas necessários e inevitáveis.
2-
Explicação:
seeyouspacecowboysad:
cadê o resto
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás