Se alguém bom em filosofia puder me ajudar a
1) Como Platão concebia a realidade? Para ele tudo era matéria?
2) Porque a tese de Platão sobre a alma humana é tão importante para entender sua doutrina a respeito da felicidade?
3) Explique a formula. Conhecimento = Bondade = Felicidade, tendo como referência o sistema Platônico.
4) Platão afirmou. “(...) ao fundarmos a cidade, não tínhamos em vista tornar uma única classe eminentemente feliz, mas tanto quanto possível, toda a cidade.” Você acredita que a organização social que ele (Platão) propôs favoreceria o cumprimento de seu desejo de trazer a máxima felicidade para todos? Por quê?
5) De maneira fundamentada expresse sua opinião a respeito da questão proposta.
Respostas
Resposta: 1) Platão concebia a realidade como um reflexo do mundo das ideias. Para ele a matéria era instável e ilusória, tudo fluía e acabava.
2) Para Platão, uma vida dedicada a um conhecimento progressivo atingiria a compreensão do bem, que tornaria um ser, melhor que, consequentemente, viveria mais feliz.
3) Porque Platão afirma que a alma humana estava dividida em 3 partes, alma concupiscente (situada no ventre e ligada aos desejos carnais), alma irascível (situada no peito e vinculada as paixões) e a alma rascível (situada na cabeça e relacionada com o conhecimento), e que só alcança a felicidade quem obtém o controle das almas concupiscente e irascível por meio da alma rascível, e também por meio da ginástica e da dialética.
4) Na sociedade perfeita de Platão todos teriam oportunidades iguais, porém ocupando cargos diferentes na sociedade. Aos dirigentes do Estado, não seriam concedidas regalias, essa sociedade favorecia o cumprimento do desejo. Considerando os modelos existentes no Brasil atualmente poderíamos dizer que tão organização não se adequaria com a cultura e nem com o modo de vida dos brasileiros.
A 5 NÃO CONSEGUI FAZER TB, DSCLP :)
Explicação: