Texto 1
Fábula: o lobo e a cabra
Um lobo viu uma cabra pastando em cima de um rochedo escarpado e, como não tinha condições de subir até lá, resolveu convencer a cabra a vir mais para baixo.
– Minha senhora, que perigo! – disse ele numa voz amistosa. – Não seja imprudente, desça daí! Aqui embaixo está cheio de comida, uma comida muito mais gostosa.
Mas a cabra conhecia os truques do esperto lobo.
– Para o senhor, tanto faz se a relva que eu como é boa ou ruim! O que o senhor quer é me comer!
Moral: Cuidado quando um inimigo dá um conselho amigo.
Texto 2
Linguagem humana: possui um aparelho fonador (vocal); não tem limites de tempo e espaço; usa a língua de forma criativa e variável; predisposição inata; conjunto de signos linguísticos arbitrários, convencionados e articulados em elementos menores.
Código de sinais dos animais: cada espécie está biologicamente preparada para uma ação e reação; não consegue estabelecer um diálogo com perguntas e respostas com sua espécie ou até mesmo com o ser humano; age por meio de instintos inerentes da sua espécie.
SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
FÁBULAS pequenas. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2021.
Pensando nas diferenças entre linguagem humana e código de sinais, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
I. A fábula é um gênero literário em que os animais assumem características humanas e o diálogo estabelecido entre o lobo e a cabra não ocorre na vida real, pois eles não possuem um aparelho fonador e muito menos predisposição inata para se comunicar igual aos humanos.
II. O lobo e a cabra, diante da licença poética da fábula, imitam a interação entre os humanos utilizando a língua como um sistema de signos linguísticos arbitrários e convencionados socialmente, pois possuem o mesmo sistema fonador (vocal).
III. Independente da licença poética, o lobo e a cabra conversaram entre si porque eles têm capacidade biológica e inata de produzir linguagem articulada e de se flexionar no tempo. Ex: a cabra poderá responder para o lobo “amanhã, descerei seu lobo”.
IV. A cabra e o lobo, enquanto animais não pertencentes à espécie humana, somente estabelecem diálogos idênticos aos humanos em textos literários, pois na vida real, eles somente agem em conformidade a sua programação genética que no caso do lobo é o uivo.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, F, V.
Alternativa 2:
V, F, F, F.
Alternativa 3:
V, F, V, F.
Alternativa 4:
V, F, V, V.
Alternativa 5:
V, V, F, V.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa 5: V, V,F, V
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
alternativa 5: VVFV
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás