• Matéria: Português
  • Autor: srf10
  • Perguntado 3 anos atrás

Texto
O latim é a língua da civilização centralizada na Roma antiga e que, após sua ruína, tanto a variação pertencente ao sermo urbanus/elitizado, quanto à do sermo usualis/popularizado se disseminaram passando a fazer parte do idioma de diferentes povos, sob a denominação de romances, ou seja, línguas regionais que apareceram a partir das variações do latim. O português de Portugal e, consequentemente, o do Brasil derivam do latim oriundo de uma variação pertencente às classes humildes que habitavam uma região portuguesa denominada Lusitânia, situada ao ocidente da Península Ibérica.

Situação:
Pelas informações do texto, a aluna Filomena pesquisou mais sobre o assunto e descobriu que o Português do Brasil atual é resultado da política colonialista portuguesa, logo, do Português de Portugal que veio de uma ancestralidade latina.

Referência
SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. [Unidade III].

Sobre a formação do Português do Brasil e a descoberta de Filomena, a seguir, avalie as assertivas, considerando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas.


I.Sermo urbanus é uma variação coloquial, popular e vulgar, pertencente ao cotidiano do povo que motivou a criação das seguintes línguas românicas: português, espanhol, italiano e francês.
II.Sermo urbanus é uma variação elitizada falada e escrita pela classe romana nobre que influenciou na formação da língua portuguesa do Brasil, quando os romanos chegaram no Brasil em 1500.
III. Sermo Usualis é uma variação do latim clássico da elite romana que falava mesa, oposta ao sermo urbanus que falava mensa comprovando o português do Brasil oriundo da elite, pois aqui falamos mesa.
IV. Sermo usualis, culto, cerimonioso, oficial e institucional auxiliou na formação do romance Português, resultando posteriormente, na variação falada dos brasileiros que obedecem a gramática normativa.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V, F.

Alternativa 2:
F, V, F, V.

Alternativa 3:
V, V, F, F.

Alternativa 4:
V, V, V, V.

Alternativa 5:
F, F, F, F.

Respostas

respondido por: oseiasdepaulorodrigu
0

Resposta:

alternativa 2; FVFV.

Explicação:

Perguntas similares