Respostas
Resposta:
Compreender o que é administração, a origem do conceito e suas aplicações práticas é uma excelente estratégia se você deseja prosperar na liderança de empresas.
A realidade é que o êxito de um negócio está diretamente relacionado a uma excelente gestão.
Sem executivos bem capacitados, o sucesso da organização se torna muito mais difícil.
Isso vale especialmente para um país como o Brasil, no qual as incertezas econômicas prevalecem.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados pelo Valor Econômico em 2017, cerca de 60% das empresas fecham suas portas após cinco anos de atividade.
Mas muitas delas poderiam ser salvas com controle de custos, domínio financeiro, medidas efetivas na área de recursos humanos e olhar atento para as métricas e os números que envolvem a saúde do negócio.
Neste artigo, vamos apresentar o que é a administração de fato, qual a sua importância e como adotar as melhores práticas de gestão.
Siga a leitura e confira todos os insights que a SBCoaching reuniu para você.
O que é administração?
o que e administracao
A administração é a área da ciência responsável por gerir os recursos humanos e materiais da empresa para extrair o maior valor de cada um deles.
Para isso, há quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Outro detalhe importante é que a ciência da administração tem o propósito de atingir a um fim específico.
Ou seja: trata-se de organizar uma estratégia e conduzir o plano de ação com o propósito de se alcançar a uma meta previamente definida.
Conceito
Como você agora já sabe, o conceito de administração se refere a um amplo conjunto de princípios, práticas e técnicas empregadas com o objetivo de conduzir a ação de um grupo de indivíduos, com a finalidade de se chegar a um determinado resultado.
A atividade administrativa, em si, remonta aos primórdios da humanidade.
A necessidade de organização de sistemas de cooperação humanos fez surgir atividades administrativas ainda em meados de 5.000 anos a.C, na Suméria.
Mas o conceito científico de administração, como hoje o conhecemos, foi estruturado pelo engenheiro americano Frederick Taylor.
Ele é apontado como precursor da Teoria da Administração Científica.
Administração estratégica
Agora que você já está familiarizado com a essência do conceito de administração, é possível avançar para uma reflexão mais aprofundada.
A realidade é que, muito mais do que seguir uma série de passos para chegar a um determinado desfecho, a atividade administrativa exige visão estratégica.
Isso engloba, naturalmente, habilidades de comunicação e expressão, um certo know-how de mercado e competências específicas de liderança.
Não basta apenas se prender a uma sequência de passos estruturados no papel.
Um verdadeiro administrador é um líder com visão, capaz de elevar a teoria à prática.
Ou seja, de construir e desconstruir conceitos e se reinventar diante das situações desafiadoras da vida real.
Explicação: