A abordagem teórica de Michael Foucault, pode ser enquadra na base referencial das teorias prós-críticas do currículo. Nessa perspectiva ele é analisado como uma prática discursiva, assim como todas as questões educacionais são enquadradas no campo do discurso. Ou seja, na abordagem de Foucault tudo é discurso, que produz verdades e representações da realidade. Esses discursos e representações, no entanto, estão submetidos às relações de poder estabelecidas entre as pessoas.
Sobre essa teoria, analise as afirmações a seguir:
I. A constituição do currículo se dá por meio do discurso do que é socialmente aceito e válido nas relações de poder estabelecidas no contexto escolar
II. O currículo é fruto do embasamento econômico que se dá por meio das políticas públicas educacionais de financiamento.
III. O currículo é visto como um texto registrado pelo discurso, discurso esse intrinsecamente relacionado com as relações de poder que estão implícitas nas práticas de dar significado ao currículo.
IV. A construção do currículo é externa à escola, pois é feita pelo Ministério da Educação e repassado aos Estados e Municípios.
Assinale a alternativa CORRETA que identifica as afirmativas verdadeiras:
Escolha uma:
a.
III e IV, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
I e III, apenas. Correto
d.
II e III, apenas.
e.
I e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
32
Resposta:
c.
I e III, apenas. Correto
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
respondido por:
9
Resposta:
c) I e III, apenas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás