Relacionando os textos acima com os conteúdos do nosso Material Digital sobre "Funções da linguagem", analise as afirmativas a seguir. I. Os textos apresentados não são exemplos de funções de linguagens, uma vez que apresentam uma comunicação mista que não pode ser compreendida devido à ausência de símbolos do sistema convencional. II. O texto I traz um exemplo de função fática, que é uma comunicação que visa o estabelecimento do contato e o recebimento da mensagem, em suma, essa função objetiva começar, prolongar ou finalizar um ato comunicativo. III. No texto 2 vemos que a comunicação é baseada no remetente, isto é, na emoção, na subjetividade, na pessoalidade que ele deixa transparecer através da mensagem, logo, é um exemplo de função emotiva. IV. Os dois textos mostram exemplos de duas funções de linguagens que, segundo Jakobson (2010), são consideradas as principais funções da linguagem.
Respostas
Resposta: Alternativas II e III
Explicação:
Alternativa III Na Função Emotiva o destaque é para o emissor. Ela consiste nas visões pessoais de quem elabora a mensagem, que se pode identificar através do estado de ânimo, sentimentos e emoções. Ela é caracterizada por pontuações como as reticências, pontos de exclamações (!), ponto de interrogação (?) e interjeições. Também é muito marcada pelo uso da primeira pessoa do singular.
Porém estou na dúvida em relação a alternativa IV que acredito estar correta também
Resposta:
II e III apenas.
Explicação:
I Falsa
II
A função fática tem o intuito de começar, prolongar ou finalizar um ato de comunicação. O foco é o canal, já que não visa a comunicação propriamente dita, mas o estabelecimento do contato, o recebimento da mensagem. O alô que a gente diz quando telefona para alguém e os inícios de conversas são bons exemplos dessa função.
III
A função emotiva é baseada no remetente, isto é, na emoção, na subjetividade, na pessoalidade que ele deixa transparecer por meio através da mensagem. Alguns exemplos, como diário, relato pessoal e cartas, carregam essa função. Martelotta (2008) lembra que, por exemplo, a entonação utilizada na narração de um jogo de futebol tem o intuito de, também, passar emoção; e as escolhas vocabulares entre as frases “ele saiu do lar” e “aquele canalha abandonou o lar”, a segunda é mais emotiva porque envolve o falante com a situação.
IV Falsa
Com base nesses elementos que constituem o ato comunicativo, Jakobson (2010) propôs seis funções da linguagem, cada uma delas focada em um desses elementos.