Por que a região sudeste especialmente São Paulo e Rio de Janeiro são as maiores concentrações de favelas do Brasil
Respostas
Resposta:
A formação de periferias está relacionada principalmente ao crescimento horizontal desordenado e à desigualdade habitacional e socioeconômica.
São Paulo e Rio de Janeiro tratam-se das duas maiores cidades do Brasil em termos demográficos. Esse inchaço populacional contribui para a formação de zonas suburbanas. Aliado a isso temos o histórico dessas regiões para o desenvolvimento econômico do Brasil.
São Paulo foi desde o século XIX centro econômico do país, primeiro em razão da cafeicultura, depois, já no século XX, em razão do processo de industrialização, atraindo populações de todas as regiões do país em busca de trabalho e de melhores condições de vida. Rio de Janeiro, por sua vez, como centro político do Brasil até 1960, sempre atraiu grupos em busca de melhores condições.
No final do século XIX, com a abolição da escravidão legalizada, muitos ex-escravizados e suas famílias migraram para os grandes centros em busca de um lugar na nova sociedade em construção a partir da República - isso tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro (à época capital federal.) A falta de projeto nacional e de aceitação da sociedade brasileira (em função da discriminação) para acolher esses grupos provocou a ocupação desordenada por eles das regiões periféricas dos grandes centros.
Ou seja, a formação desses aglomerados populacionais em torno de centros urbanos ocorre desde o século XIX. Com o retorno do exército brasileiro da campanha em Canudos (1898), o termo "favela" passou a ser utilizado para se referir aos complexos habitacionais periféricos dos morros, para os combatentes muito parecidos com aqueles encontrados no Arraial baiano.
O inchaço populacional nessas áreas (sem planejamento, marginalizadas, alheias ao Estado e à sociedade) foi exacerbado no século XX por causa da industrialização e do crescimento urbano. Como São Paulo e Rio de Janeiro estiveram à frente desses processos, acabaram por concentrar grande parte dessas populações e desses complexos habitacionais.