Leia o texto abaixo.
[...] A atmosfera da Terra primitiva sofria [...] com a ação de descargas elétricas e radiação ultravioleta do Sol. Esses dois agentes foram essenciais para que os elementos da atmosfera reagissem e formassem moléculas orgânicas, como os aminoácidos. [...]
Esses compostos chegaram à superfície da Terra por meio da água das chuvas. Os aminoácidos, em condições adequadas, deram origem a estruturas semelhantes a proteínas. Essas proteínas foram acumulando-se nos oceanos em formação e deram origem aos chamados coacervados [...]. Com o tempo, esses agregados tornaram-se cada vez mais estáveis e complexos e passaram a se duplicar, resultando nos primeiros seres vivos. [...]
Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2020. Fragmento.
A teoria para o surgimento da vida na Terra abordada nesse texto é denominada
A) biogênese.
B) criacionismo.
C) evolução química.
D) geração espontânea.
E) panspermia.
Respostas
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
A hipótese mais aceita atualmente para explicar a origem da vida no planeta é a de Oparin e Haldane. Esses dois pesquisadores, de maneira independente, propuseram que a Terra apresentava uma atmosfera diferente no passado e que a ação de diferentes fatores culminou na formação de moléculas simples, as quais deram origem à vida.
A panspermia é uma teoria que fala que a vida teve origem em outros lugares do universo e que veio até o nosso planeta em meteoros, cometas e outros corpos celestes (alternativa E).
Essa teoria tem um grande problema, que é o fato de que no espaço existem diversas fontes de radiação que poderiam destruir a vida que estivesse em corpos celestes viajando no espaço.
Além disso, ela pressupõe que a terra não tinha condições de dar origem a formas de vida, mas se fosse assim, como vida extraterrestre teria conseguido sobreviver e evoluir? é uma questão que não é respondida pela teoria.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/22995976