Texto 1
As vidas irrelevantes
[...] A memória é uma paisagem contemplada de um comboio em movimento. Vemos crescer por sobre as acácias a luz da madrugada, as aves debicando a manhã, como a um fruto. Vemos, além, um rio sereno e o arvoredo que o abraça. Vemos o gado pastando lento, um casal que corre de mãos dadas, meninos dançando o futebol, a bola brilhando ao sol (um outro sol). Vemos os lagos plácidos onde nadam os patos, os rios de águas pesadas onde os elefantes matam a sede. São coisas que ocorrem diante dos nossos olhos, sabemos que são reais, mas estão longe, não as podemos tocar. Algumas estão já tão longe, e o comboio avança tão veloz, que não temos a certeza de que realmente aconteceram. Talvez as tenhamos sonhado. Já me falha a memória, dizemos [...]
Texto 2
Mar de dentro
[…] Vendo alguns retratos de quando eu era bebê no colo de pai ou mãe penso lembrar cheiros, o contato da pele, a força dos braços. Mas pode ser ilusão. Talvez a memória mais antiga seja aquela, aos dois anos, pouco mais. Calor, verão, só de calçãozinho curto. Deitada no assoalho de tábuas claras enceradas.
Frescor de madeira contra pernas e peito. Espio embaixo de um móvel.
Sempre aquela tentação de procurar o escondido. O desejo da surpresa e o desinteresse pelo evidente demais.
Poeira e sombra. Movimento rápido, vento num rolo de poeira e fios. Vou descobrir, vou entender, vou tocar aquilo que se move e ali me chama. Algo cintila no escuro: um caco de vidro, um tesouro... um olho me espiando? Eu sei, tenho certeza de que não é apenas um novelo de poeira e fios: está vivo e será meu. […]
Esses textos são parecidos porque
apontam memórias registradas em fotografias.
apresentam sonhos dos narradores.
descrevem paisagens do interior.
ressaltam a curiosidade das crianças.
valorizam as recordações dos narradores.
gabysantosgabrielle:
Qual a resposta?
*TO FAZENDO ISSO PARA AJUDAR OS PARÇAS QUE PRECISAM DA PROVA*....
*TO FAZENDO ISSO PARA AJUDAR OS PARÇAS QUE PRECISAM DA PROVA*....
Respostas
respondido por:
29
Os dois textos apresentados têm relações entre si porque ambos apresentam valorização das memórias do narrador. No segundo texto, por exemplo, o eu lírico afirma a saudade que sente das memórias que tem recordação.
Entretanto, o eu lírico evidencia o grande distanciamento entre suas memórias e a realidade, inciando que tais recordações estão num passado muito distante. Assim, assinala-se como correta a letra e. valorizam as recordações dos narradores.
respondido por:
6
Resposta:
Explicação:
Letra e
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás