As fontes históricas estão situadas no cerne da metodologia da História: se não se encontram necessariamente no ponto de partida de toda operação historiográfica, certamente pulsam no seu centro vital, no âmago da possibilidade de se desenvolver uma verdadeira pesquisa ou uma reflexão historiográfica autêntica, tal como a fazem os historiadores. [...] É possível falar de História sem evocar fontes históricas e sem trabalhar metodologicamente com elas – mas não é possível falar cientificamente [dos fatos históricos], e de maneira original, como os historiadores estão sempre fazendo, sem lançar mão das fontes históricas. Sem fontes – e sem um trabalho metodológico adequado sobre elas – apenas podemos falar indiretamente sobre o que os diversos historiadores já disseram sobre este ou aquele fato histórico, mas nesse caso não completamos, ou sequer iniciamos, uma operação historiográfica autêntica".
BARROS, José D’Assunção. Os Annales e a história-problema – considerações sobre a importância da noção de “história-problema” para a identidade da Escola dos Annales. In: História: Debates e Tendências – v. 12, n. 2, jul./dez. 2012, p. 305-325.
A palavra fato, sinônimo de evento ou acontecimento, na produção histórica expressa as ações, as experiências e as ideias dos homens de uma determinada época. Em razão disso, o fato é eleito pelo historiador que deseja estudar o passado ou o presente, alicerçado em fontes. A respeito dessa temática, leia as proposições a seguir:
I - Os fatos históricos são ocorrências históricas a serem analisadas pela historiografia.
II - Ao lidar com os fatos históricos, o historiador positivista elencava quais fatos seriam dignos do estudo histórico.
III - Em quase todas as correntes historiográficas, é recorrente a ideia de que os fatos históricos revelam a exatidão do que já se passou.
IV - Desde o momento em que a História se tornou Ciência, a concepção histórica em relação às fontes e fatos históricos se transformou.
V - Atualmente é entendido que ao historiador não cabe a interpretação subjetiva dos fatos, pois os documentos escritos contem todas as informações necessárias à análise do pesquisador.
É correto apenas o que se lê em:
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
alternativa 3: I III IV
Explicação:
Pag 28 livro
respondido por:
3
Resposta:
resposta correta é a alternativa 2 ( I, II e IV )
Explicação:
Para o historiador o fato é apenas o ponto de partida para o estudo, um fato deve ser estudado e pesquisado a fundo para se comprovar sua autenticidade. Já para os positivista somente documentos "oficiais" deveriam ser tratados como fatos exatos, ou seja, cabia ao historiador positivista escolher qual documento ou "fato" ele estudaria ou não. Hoje entendemos que a história pode ser estudada de diversas fontes e não apenas de documentos "oficiais" o ocorreu após diversas transformações da concepção de fatos históricos
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás