• Matéria: ENEM
  • Autor: edilsonsilva5113
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com esse texto, as ditaduras na América Latina foram idealizadas em meio à disputa pela adesão política a ideologias mundiais divergentes. Escolha ideológica em religiões. Expansão de fronteiras territoriais. Prática cultural unificada. Variação de modelos econômicos de mercado.


rbenicio00: Ç A
rbenicio00: ;A
Anônimo: 3 reais as respostas de cada prova inteira, só chamar 11954601444.
jefersondesousafaria: vou te chamar gatinho bzin
josroberto72: que texto? moscão dms
rafa7659: letra a
adriandutra35: AAAAAAAAAA
marisouzainfo: É a letra A
micaellylara2003: Mete
micaellylara2003: A letra a

Respostas

respondido por: wikidemi3
50

Letra "A) adesão política a ideologias mundiais divergentes".

As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Na época, os Estados Unidos desenvolveram uma série de mecanismos de combate ao expansionismo comunista.

respondido por: heloisagoncalves745
35

As ditaduras na América Latina foram idealizadas em meio  à disputa pela adesão política a ideologias mundiais divergentes. Alternativa A.

Vê-se que a ascensão de regimes totalitários na América Latina eram apoiados pelo governo dos Estados Unidos como parte de sua campanha contra a influência soviética que se considerava nociva dada sua adesão ao socialismo que incomodava nações com economia fortificada graças ao capitalismo, como EUA, por exemplo.

A forma mais expressiva de controle quanto aos governos latinos americanos deu-se por meio da Operação Condor, que presumia uma forte fiscalização em cima de indivíduos que se mostrassem contra as ditaduras estabelecidas, e estipulava sua prisão arbitrária se o mesmo fosse encontrado em qualquer nação latina, sob o pretexto de manter a ordem.

Este é o texto em estudo:

Ditaduras na América Latina

As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Na época, os Estados Unidos desenvolveram uma série de mecanismos de combate ao expansionismo comunista. Já nos anos 1950, fora estabelecida pelas autoridades do país a Doutrina de Segurança Nacional, cujas diretrizes procuravam combater o “perigo vermelho” dentro e fora do território norte-americano.

Neste contexto, e notadamente a partir da Revolução Cubana e da ascensão do governo comunista de Fidel Castro, os EUA viriam a intensificar a vigilância sobre a América Latina. Tal preocupação originou, por exemplo, a Aliança para o Progresso, programa instituído por Washington conjuntamente a diversas lideranças latino-americanas, através do qual buscava-se melhorar os índices socioeconômicos da região e, concomitantemente, frear o crescimento das alternativas socialistas.

No entanto, a despeito de tais esforços, grupos de esquerda e simpatizantes da causa comunista floresceram em diversas nações do continente. Frente a isso, e não raramente com auxílio estadunidense, forças conservadoras se mobilizaram nessas regiões e, atendendo à demanda de diversos setores da sociedade civil, apoiaram a instituição de governos militares. Através de golpes de Estado sucessivos, a América Latina assistiu nos anos 60 e 70 à ascensão de inúmeras ditaduras militares. [...]

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/19133402

Bons estudos!

Anexos:

gabrielalimaprado: Obrigada
Perguntas similares