32) Com o início do Período Regencial, o Brasil encontrava-se em uma situação econômica muito fragilizada e politicamente conturbada. Essa situação econômica incluía, EXCETO:
a) Mantinha-se como uma economia extrativista
b) Não conseguia manter uma balança econômica favorável
c) Elites econômicas locais disputavam entre si um projeto de nação
d) Setores populares começam a surgir de forma mais decisiva no cenário político, em reação à situação de miséria em que viviam.
e) Era o início da industrialização e modernização do Brasil
Respostas
Resposta:
letra d
Explicação:
D)Setores populares começam a surgir de doma mais decisiva no cenário político , em reação à situação de miséria.
Resposta:
E) Era o início da industrialização e modernização do Brasil
Explicação:
Com o início do Período Regencial, o Brasil encontrava-se em uma situação econômica muito fragilizada e politicamente conturbada. Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, os países da Europa passavam por uma série de transformações de ordem política e econômica, e o Brasil, ainda no século XIX, mantinha-se como uma economia extrativista, apesar dos esforços em modernizar o país durante o Império.
O Brasil não conseguia manter uma balança econômica favorável, na medida em que importava mais produtos manufaturados do que exportava, aumentando o déficit comercial em suas contas públicas. Elites econômicas locais disputavam entre si um projeto de nação, bem como noções próprias de patriotismo, fazendo com que o grau de descontentamento com o governo central aumentasse cada vez mais.
Junto a isso, setores populares (escravos alforriados, indígenas, quilombolas e pobres livres) começam a surgir de forma mais decisiva no cenário político, em reação à situação de miséria em que viviam. A Cabanagem faz parte de uma série de outras revoltas regenciais que, cada qual a seu modo, correspondem a esse turbulento contexto histórico em que o Brasil encontrava-se.