• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nanadd
  • Perguntado 3 anos atrás

Um comentário da autoria de Eduardo Carlos Pereira (gramático e pastor presbiteriano) datado de 1920 estabelece um nexo entre o atraso latino-americano e o catolicismo romano, propondo que o avanço político, social e econômico de tal contexto só seria possível com a adoção do cristianismo protestante. Embora Azevedo (2018) alerte que não convém atribuir o crescimento de uma nação inteira a apenas um ou dois fatores, pode-se no mínimo inferir que tal posicionamento se fundamenta em alguns dos aspectos civilizacionais mais fortes do protestantismo, como a sua ênfase sobre a liberdade, a educação e a ciência.

AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.

Sendo assim, sobre as diferentes relações observadas entre o protestantismo e o catolicismo com o ramo da educação e o que ela compreende na vida religiosa da América Latina, leia atentamente as seguintes proposições:

I – A importância da educação foi ficando em segundo plano, visto que apenas a aristocracia deveria ter acesso às escrituras, gerando dúvidas sobre a autoridade da Bíblia;
II – As universidades protestantes, diferiam das academias latino-americanas que eram católicas tanto por sua total abertura secularizante, como pela conquista das elites desde o início, algo negado ao catolicismo;
III - A criação de escolas anexas às igrejas evangélicas foi algo necessário para o avanço do evangelismo em solo brasileiro, já que o analfabetismo era predominante na nação.
IV – O catolicismo na América Latina promoveu a abertura de escolas do nível fundamental ao superior, posteriormente encontrando maior sucesso no nível superior.

É correto o que se diz:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e IV, apenas.

Alternativa 5:
III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: hleoalmeida
4

Resposta: Alternativa 5: III e IV apenas.

Explicação:

Resposta no livro página 72 e 73 - LER PARA LER.

respondido por: Matheusieti
3

A primeira alternativa se mostra como incorreta pelo fato da educação jamais ter ficado em segundo plano, mesmo nesse período a didática utilizada ainda era um dos pontos cruciais. O erro da segunda alternativa se apresenta justamente pelo fato do avanço do evangelismo não estar associado a difusão dessas escolas. Logo, apenas as alternativas III e IV estão corretas.

A educação religiosa serve para apresentar ao aluno uma versão das várias que existem no mundo. A educação religiosa apresenta elementos de uma cultura e a busca pela santidade, que não necessariamente necessita ser seguido como ir para a igreja.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/11718924

Anexos:
Perguntas similares