[...] Na manhã do dia 26, estudantes, artistas, religiosos e intelectuais se concentram nas ruas do centro do Rio de Janeiro. Às 14h, iniciam uma passeata com cerca de 50 mil pessoas. Uma hora depois esse número já havia dobrado e os manifestantes ocupam toda a avenida Rio Branco. O ato, que ficaria conhecido como a Passeata dos Cem Mil, foi a maior manifestação de protesto desde o golpe de 1964. [...] Durante a marcha, foi eleita uma comissão de representantes da sociedade civil, que seria recebida pelo general Costa e Silva dias depois. No encontro, o grupo pediu a libertação de estudantes presos, mais verbas para as universidades e mais vagas, o fim da censura e a reabertura do restaurante Calabouço. Nenhuma das reivindicações foi aceita. Por isso, na semana seguinte 60 mil estudantes voltariam a realizar uma passeata no centro do Rio, mas o auge do movimento já havia passado. [...] PASSEATA dos Cem Mil afronta a ditadura. Memorial da Democracia, s.d. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2021. Fragmento. Em relação ao período do Regime Militar no Brasil, esse texto retrata a busca por benefícios econômicos para um grupo político. luta de diferentes grupos contra o fortalecimento de um governo ditatorial. mobilização pela indenização aos presos políticos. reivindicação por espaços de atuação dos estudantes no governo ditatorial.
00001117547012sp:
passa a resposta ai mno, to em prova
Respostas
respondido por:
4
É correta a alternativa B, já que o texto ressalta que a Passeata dos Cem Mil, grande manifestação pública contra os avanços ditatoriais dos militares, contou com a participação de diferentes setores da sociedade, como estudantes, religiosos, intelectuais e operários.
A Passeata, que foi emblemática na história da resistência da sociedade civil contra a Ditadura Militar, foi duramente reprimida pelo governo, tendo acabado com a morte de alguns manifestantes, dentre eles o estudante do ensino médio Edson Luís de Lima Souto (na época, com dezoito anos).
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás