• Matéria: Português
  • Autor: gabrielangeloo1
  • Perguntado 3 anos atrás

A lenda da Vitória-Régia

Maraí era uma jovem e bela índia, que amava muito a natureza e tinha o hábito de contemplar a chegada da Lua e das estrelas. Nasceu nela, então, um forte desejo de se tornar uma estrela. Perguntou ao pai como surgiam aqueles pontinhos brilhantes no céu e, com grande alegria, soube que Jacy, a Lua, ouvia os desejos das moças e, ao se esconder atrás das montanhas, transformava-as em estrelas.

Muitos dias se passaram sem que a jovem realizasse seu sonho. Maraí resolveu, então, aguardar a chegada da Lua junto aos peixes do lago. Assim que ela apareceu, Maraí, encantada com sua imagem refletida na água, foi sendo atraída para dentro do lago, de onde nunca mais voltou.

A pedido dos peixes, pássaros e outros animais, Maraí não foi levada para o céu. Jacy transformou-a em uma bela planta aquática, que recebeu o nome de Vitória-Régia (ou mumuru), a estrela dos lagos.


As narrativas lendárias abastecem-se de elementos culturais típicos de determinadas coletividades. No texto, um traço linguístico cultural típico pode ser verificado no emprego de termos como

1- hábito, Lua e estrelas.

2- Maraí, Jacy e mumuru.

3- Vitória-Régia e estrela dos lagos.

4- peixes, pássaros e planta.

Respostas

respondido por: Marichanblox
13

Resposta:

Maraí, Jacy e mumuru.

Explicação:

Confia, fiz no SAS

respondido por: fernandadasilvaleal1
3

Resposta:

Maraí, Jacy e mumuru.

Perguntas similares