• Matéria: História
  • Autor: mimi47576
  • Perguntado 3 anos atrás

A GUERRA DA CISPLATINA CONTRIBUIU PARA A CRISE DO PRIMEIRO REINADO E A ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I POR QUÊ

A) AGRAVOU A CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA, AUMENTANDO A DÍVIDA EXTERNA DO PAÍS E PREJUDICANDO AINDA MAIS A IMAGEM DO IMPERADOR.

B) O BRASIL PERDEU A PROVÍNCIA DA CISPLATINA, ATUAL URUGUAI, PARA AS PROVÍNCIAS UNIDAS DO RIO PRATA.

C) ESSE TERRITÓRIO ERA IMPORTANTE PARA O TRÂNSITO DE MERCADORIAS BRASILEIRAS ÀS PROVÍNCIAS UNIDAS DO RIO DA PRATA.

D) ERA HUMILHANTE AO BRASIL PERDER UM TERRITÓRIO CONQUISTADO POR DOM JOÃO VI PARA OS VICE REINOS DA ESPANHA.

Respostas

respondido por: matheus53566
0

A alternativa correta é a letra

D) ERA HUMILHANTE AO BRASIL PERDER UM TERRITÓRIO CONQUISTADO POR DOM JOÃO VI PARA OS VICE REINOS DA ESPANHA.

Explicação :É verdade que, hoje, o Brasil é um país enorme, com mais de 8 milhões de km². Mas, na prática, na época da independência, as principais cidades se concentravam no litoral. As distâncias entre as cidades eram, assim, menores do que na América Espanhola. O interior era praticamente território que não era controlado pela Coroa portuguesa", diz.

Já a América Espanhola era formada por quatro grandes vice-reinados: Nova Espanha, Peru, Rio da Prata e Nova Granada, com poucos vínculos - senão comerciais - entre si. Cada um deles respondia à Coroa e tinha vida própria.

Ou seja, eram administrados localmente. Além disso, foram criadas capitanias que tinham governos independentes desses vice-reinados, como as da Venezuela, Guatemala, Chile e Quito, acrescenta Ávila Rueda.

"A administração espanhola se deu em torno de duas 'sub-metrópoles': México e Peru. Isso não aconteceu no Brasil, onde a administração era muito mais centralizada", explica o historiador mexicano.

Perguntas similares