Respostas
Resposta:
A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. A princípio: planos e cores. As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc. Foram despendidos profundos esforços na criação de uma linguagem autônoma, que não precisasse manter relação com os temas tradicionalmente figurativistas.
Formas geométricas dominavam as experiências plásticas da primeira fase. A vanguarda russa, o construtivismo, o suprematismo, a Bauhaus, o Neoplasticismo (De Stijl) entre outros, foram movimentos que continham ideias da arte concreta em suas formas de expressão, antes mesmo do manifesto de Theo van Doesburg ter sido escrito.
Explicação:
A arte concreta tenta abandonar qualquer aspecto nacional ou regional e se afasta inteiramente da representação da natureza.
prestigia a plasticidade, ou seja, os planos e cores que compõem uma peça, a qual só tem um significado: “ela mesma”. Como resultado, a maior parte da arte concreta é baseada em imagens e padrões geométricos.