Leia o trecho a seguir:
“Para a criação e aprimoramento de novos alimentos é necessário passar por diversos processos de desenvolvimento. Assim, é preciso uma análise sensorial para que possa ser avaliado cada processo desses alimentos. É por meio da análise sensorial que um alimento pode chegar ao seu ponto perfeito”.
Fonte: SANTOS, Elaine. Descomplicando a nutrição: fundamentos, aplicações e inovações na área alimentar. São Paulo: Erica, 2018, p. 50.
Considerando o trecho acima e o conteúdo estudado sobre métodos analíticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O método duo-trio codifica entre duas e três amostras no máximo.
II. No método triangular, avalia-se a amostra mais diferente de três.
III. O teste pareado é um exemplo do teste de discriminação não direcional.
IV. O teste de discriminação pode ser direcional e não direcional.
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
I e III.
I e II.
I e IV.
II e IV.
Respostas
Resposta:
II e IV
Explicação:
Pq no método triangular, avalia-se a amostra mais diferente de três e os teste de discriminação podem ser e não ser direcional.
O teste duo-trio avalia duas amostras e o teste pareado é um exemplo de teste discriminativo direcional. As afirmativas corretas são II e a IV.
Tipos de Métodos Analíticos
O teste duo-trio é utilizado para determinar se há uma diferença notável ou uma semelhança sensorial entre as amostras de dois alimentos. Este teste é feito entre duas amostras avaliando um ou mais atributos sensoriais.
No método triangular verifica-se se há uma diferença relevante entre duas amostras que passaram por tratamentos distintos. Cada provador avalia três amostras onde, duas são iguais e uma é diferente.
Um teste pareado é um tipo de teste discriminativo direcional, analisa qual amostra possui o atributo de melhor aceitação. O teste de discriminação avalia se há diferenças entre as amostras podendo ser direcional ou não.
Saiba mais sobre métodos analíticos em: https://brainly.com.br/tarefa/51222887
#SPJ2