• Matéria: Música
  • Autor: nattalymell10
  • Perguntado 3 anos atrás

argumente sobre o baião, frevo, carimbó, catira e vaneira.​


Anônimo: Precisando de trabalhos acadêmicos? Chama! (43) 99964-4215

Respostas

respondido por: pietraaa78
0
O baião, segundo o folclorista Câmara Cascudo, associa os termos "baiano" e "rojão", pequenos trechos musicais executados por viola, no intervalo dos desafios entre os cantadores de improviso.

O frevo trata-se de uma marcha de ritmo sincopado, obsedante, violento e frenético, que é a sua característica principal. E a multidão ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver. E foi dessa ideia de fervura (o povo pronuncia 'frevura', 'frever', etc.), que se criou o nome de 'frevo'."

O carimbó é um ritmo amazônico, típico do Pará, que nasceu das mãos calejadas e dos pés descalços dos agricultores paraenses. Se constitui como uma dança que reúne gente feliz, que dança sem fantasia e gostam de sentir os pés descalços no chão de terra batida. O figurino e a coreografia, certamente, são as características que mais marcam os dançarinos de carimbó.

Catira é um ritmo musical e estilo de dança com maior recorrência na Região Sudeste e Região Centro-Oeste do Brasil, caracterizada pela batida das mãos e dos pés. É um dos estilos mais famosos do folclore brasileiro, com origens de culturas como portuguesa, europeias, africana, indígena e espanhola.

A vaneira é de origem alemã influenciada pela habanera trazida pelos escravos negros vindos de cuba em 1866. Uma das danças mais populares dos bailes gaúchos. Apresenta variações conforme a velocidade da música: vaneirinha (ritmo lento), vaneira (moderado) e vaneirão (ritmo acelerado).
Perguntas similares