“[A] Geografia vem se utilizando nas últimas décadas de diferentes recursos na tentativa de aproximar os conteúdos e temas do currículo aos alunos e assim fazer com que [eles se sintam] inseridos na produção/organização do espaço geográfico. Na busca por aproximar o ensino de Geografia à realidade do aluno, alguns professores [buscam utilizar] metodologias alternativas como a utilização da arte, da música, do cinema, mas é a literatura que tem tido especial destaque”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, Ana Lucia. Ensino de Geografia: O uso da arte e da Literatura como uma proposta Interdisciplinar. . Acesso em 03 maio 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a Literatura como meio didático-pedagógico para o ensino de Geografia, é correto afirmar que:
A
A Literatura, em geral, traz uma linguagem que não tende a favorecer a compreensão do espaço geográfico por parte dos alunos.
B
Como a Literatura ultrapassa a escala local e apresenta elementos universais do espaço, permite aos alunos a sua ampliação de conhecimento de mundo e de sua organização.
C
As obras literárias brasileiras possuem uma linguagem muito diferente da dos livros didáticos, fato que impede a construção histórica do território brasileiro e, consequentemente, não são indicadas para o ensino de Geografia.
D
As obras literárias são indispensáveis para o ensino de Geografia uma vez que sua narrativa precisa necessariamente apresentar de forma fidedigna o cotidiano e a construção histórica do território brasileiro.
E
Uma vez que a Geografia e a Literatura não possuem nada em comum, o texto literário, como recurso didático, deve ser dispensado.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
alternativa b
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás