Respostas
Resposta:
Antirretrovirais (ARV) são medicamentos utilizados para o tratamento de infeções por retrovírus, especialmente o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O HIV é um retrovírus que infecta, principalmente, células do tipo Linfócitos TCD4+, que são responsáveis pela defesa do organismo contra micro-organismos patógenos. Uma vez infetado pelo HIV, o indivíduo fica mais vulnerável a infeções oportunistas, cânceres, alterações neurológicas, fisiológicas e metabólicas graves. Além disso, caso não receba o tratamento adequado, a pessoa com HIV pode evoluir para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
Os antirretrovirais atuam inibindo a replicação viral e a infeção de novas células pelo HIV, em diferentes alvos e etapas de replicação, de acordo com a classe farmacológica. Esses medicamentos sugiram na década de 1980, com o advento da zidovudina (AZT), um inibidor da transcriptase reversa análogo de nucleosídeos.
Explicação:
Os medicamentos antirretrovirais surgiram na década de 1980, para impedir a multiplicação do vírus no organismo. Eles não matam o HIV , vírus causador da aids , mas ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico . Por isso, seu uso é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem tem aids.