Respostas
Explicação:
entanto, é possível identificar certas complexidades em relação a isso, pois existem variações em sua constituição que são derivadas das oscilações de tipos de solos, relevo, além da flexibilização nos níveis de umidade estabelecida em determinadas regiões da Amazônia.
A Floresta Amazônica, desde as regiões com proximidades com o Rio Amazonas, Rio Negro, Rio Madeira e até as partes mais altas, está dividida ou subdividida em:
Mata de igapó
Essa composição vegetativa ocorre em áreas de baixo relevo próximas a rios, permanecendo, por essa razão, alagada. As plantas dessas áreas apresentam estatura máxima de 20 metros, além de cipós e plantas aquáticas.
Mata de várzea
Vegetação que se estabelece em áreas mais elevadas em relação às matas de igapó, mesmo assim sofre inundações, porém somente nos períodos de cheias. As árvores presentes possuem, em média, 20 metros de altura, sem contar com uma imensa quantidade de galhos repletos de espinhos, o que torna essa região de difícil acesso por ser muito fechada.
Mata de terra firme
Ocorre nas regiões que não sofrem com as ações das cheias. Nessa parte da floresta, as árvores apresentam alturas que oscilam entre 30 e 60 metros, desenvolvendo-se com distâncias restritas entre si, fato que dificulta a inserção de luz, uma vez que as copas das árvores ficam muito próximas. Em razão desse fato, não há plantas menores, pois o interior dessas matas é escuro, impossibilitando a reprodução de vegetais por não ocorrer o processo de fotossíntese.
Floresta semiúmida
Corresponde a uma subdivisão da Floresta Amazônica composta por uma área de transição entre a própria Floresta Amazônica e outros domínios. Detém árvores com alturas que oscilam entre 15 e 20 metros e que perdem suas folhas no período de estiagem.
marca como melhor resposta prfv:)?