O macaco é um dos hospedeiros do virus causador da febre amarela, ao picar um macaco contaminado, o mosquito recebe o vírus e, por sua vez, passa a transmiti-lo nas próximas picadas. Como é possível que o desastre de Mariana possa ter relação com o aumento de casos de febre amarela em humanos?
a) É possível pois, o ser humano sem estar vacinado entra nesse ambiente, e acaba sendo infectado pela picada do mosquito vetor e também com o desequilibrio ambiental, os macacos possivelmente contaminados deixam seus ambientes e passam a viver em áreas mais próximas de povoados ou cidades, facilitando a correte de contágio.
b) É possível pois, o ser humano já vacinado entra nesse ambiente e acaba sendo infectado pela mordida do macaco e também desastres ambientais são bons para facilitar a morte desses animais e ajudar no equilíbrio do ambiente.
c) É possível pois, o ser humano sem estar vacinado se alimenta da carne do macaco morto, uma vez que o alimento está escasso devido ao desastre.
d) possível pois, o ser humano vacinado entra nesse ambiente, e acaba sendo picado pelo mosquito vetor e se contagia com a AIDS.
Respostas
Resposta:
Opção A
Segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame, o aumento dos casos suspeitos de febre amarela em Minas Gerais pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, quando 55 milhões de m³ de lama vazaram da barragem de Fundão após seu rompimento. Grande parte das cidades mineiras que identificaram casos de pessoas com sintomas da doença estão na região próxima ao Rio Doce, local onde a barragem foi rompida.
“Mudanças bruscas no ambiente provocam impacto na saúde dos animais, incluindo macacos. Com o estresse de desastres, com a falta de alimentos, eles se tornam mais suscetíveis a doenças, incluindo a febre amarela”, afirmou a bióloga ao jornal O Estado de São Paulo.
Embora não seja o único motivo que possa ter contribuído para os casos, Márcia destaca que a região já sofria grandes abalos ambientais provocados pela mineração. “É um conjunto de coisas que vão se acumulando”, disse.
A bióloga explica que ao picar um macaco contaminado, o mosquito recebe o vetor da febre amarela (Haemagogus), que passa a transmiti-lo nas próximas picadas. Quando um ser humano sem estar vacinado é picado, começa a fazer parte do ciclo. Essa corrente aumenta quando animais, por desequilíbrios ambientais, deixam seus ambientes e passam a viver em áreas mais próximas de povoados ou cidades. “Com o desmatamento, animais também se deslocam, aumentando o risco de transmissão.”
Explicação: