Respostas
Resposta:
Emissões industriais – Os gases lançados pelas indústrias são os maiores causadores do efeito estufa. São muito artificiais e vários contêm flúor, substância capaz de destruir a camada de gás ozônio que protege o planeta dos efeitos nocivos dos raios solares. O hexafluoreto de enxofre, por exemplo, usado como isolante de sistemas elétricos, provoca um efeito de aquecimento 24 mil vezes superior ao do CO2.
Uso de combustíveis fósseis – Cerca de 60% dos gases poluentes vêm da queima do carvão, petróleo ou gás natural.
Desmatamento – Como as árvores retiram CO2 da atmosfera, devolvendo oxigênio, sua destruição afeta duplamente o sistema: pelo trabalho que deixam de realizar e pelas queimadas e decomposição das árvores destruídas.
Agricultura e pecuária – O gás metano (CH4), responsável por grande parte do efeito estufa, provém da fermentação e decomposição dos dejetos de gado, produção de arroz em campos alagados e outras atividades agrícolas. Já o uso de fertilizantes é responsável pela emissão de óxido nitroso (N2O).
Lixo – A decomposição do lixo enterrado ou a céu aberto é a segunda maior fonte de liberação de metano.
Resposta:
As principais causas do aquecimento global são, o aquecimento excessivo da atmosfera terrestre que causado pelos desmatamentos, emissões de gases de indústrias e da agricultura e agropecuária, entre outros fatores que ocasionarão o derretimento de geleiras, inundações em regiões litorâneas, desmembramento da população de uma certa espécie que não vai ter o clima ideal para sua reprodução e qualidade de vida, etc