• Matéria: História
  • Autor: alicefiliciobueno
  • Perguntado 3 anos atrás

Quais foram as interpretações religiosas que colocaram os povos germânicos e Romanos em lados opostos?​

Respostas

respondido por: ivanilmaria43
2

Escultura que retrata Átila sendo impedido de saquear Roma. Átila e os hunos eram registrados de maneira etnocêntrica pelos romanos.[1]

Quando estamos falando de bárbaros, referimo-nos a uma série de povos, mas, antes de tudo, é necessário entender que a noção de povos bárbaros baseia-se em uma ideia etnocêntrica que surgiu na Grécia Antiga. Os gregos falavam que bárbaros eram todos os que não falavam idioma grego e não tinham a cultura grega.

O termo bárbaro vem de barbaros. Até então, sabemos que a utilização mais antiga dele remonta à Ilíada, poema atribuído a Homero. Acredita-se que, inicialmente, ele tenha sido usado pelos gregos para referir-se a povos que não falavam seu idioma. Foi a partir do período clássico que esse termo ganhou um significado mais etnocêntrico.

Assim, passou-se a usar a designação bárbaro como uma forma de demonstrar diferenciação cultural sob um viés de desprezo pela cultura alheia. Existem algumas evidências que apontam que isso começou a desenvolver-se,

Os romanos tornaram a palavra bárbaro comum em seu vocabulário. Para eles, todos que não compartilhavam da cultura clássica, isto é, da cultura greco-romana, eram bárbaros. Aqui o uso do termo é totalmente pejorativo. Os bárbaros eram enxergados pelos romanos como povos selvagens, incultos, incivilizados, atrasados.

Espero ter ajudado

bons estudos

Perguntas similares