Respostas
Resposta:
Misturas:
As misturas fazem parte do nosso cotidiano a todo instante, desde o ar que respiramos até os objetos que utilizamos nas tarefas diárias, nos alimentos, nos líquidos que ingerimos, inclusive na água, em que estão misturados diversos sais minerais e gases. De maneira geral, é difícil encontrar substâncias isoladas disponíveis na natureza, normalmente, tais substâncias estão unidas a outras formando uma mistura.
O que é uma mistura?
Mistura é a junção de duas ou mais substâncias, sejam elas simples, sejam compostas, sem que ocorra uma transformação química desses compostos. As propriedades físicas das misturas, como densidade e temperatura de fusão e de ebulição, serão diferentes das substâncias puras envolvidas nesse sistema.
As misturas diferenciam-se, principalmente, pelos seus aspectos físicos, como o aspecto visual e temperaturas de ebulição e fusão, que podem ser fixas ou variáveis. Falaremos de cada tipo de misturas a seguir.
As misturas estão muito presentes em nosso dia a dia, como nos sucos que tomamos que são constituídos, no mínimo, de fruta e água.
Tipos de mistura
Em relação ao aspecto visual, podemos diferenciar as misturas quanto às fases que apresentam.
Misturas homogêneas: são misturas as que apresentam apenas uma fase, ou seja, não é possível distinguir os componentes que as constituem. Um exemplo desse tipo de mistura é quando adicionamos uma certa quantidade sal em um copo com água e agitamos, ocorre uma dissolução do sal, tornando-se apenas uma fase.
A mistura entre sal e água resulta em uma mistura com apenas uma fase, ou seja, uma mistura homogênea.
A mistura entre sal e água resulta em uma mistura com apenas uma fase, ou seja, uma mistura homogênea.
Misturas heterogêneas: são misturas que apresentam duas ou mais fases, permitindo a distinção de seus componentes. Pode-se exemplificar essa modalidade de mistura ao adicionarmos em um copo água, óleo e areia, teremos como resultado uma mistura heterogênea com três fases.
Mistura heterogênea: AREIA+ÁGUA+OLÉO.
Mistura heterogênea: AREIA+ÁGUA+OLÉO.
Métodos de separação de misturas
Com o intuito de isolar os componentes de uma mistura, foram desenvolvidas técnicas de separação de misturas que são adotadas de acordo com o tipo de mistura: heterogênea ou homogênea. Abaixo, apresentaremos os métodos de separação mais utilizados para cada tipo de mistura.
Decantação: esse método é usado para separar dois componentes, um sólido e outro líquido, ou ainda dois líquidos, que tenham densidades diferentes. O processo consiste em deixar o sistema em repouso até que se tenha a total separação dos componentes. Esse método é bastante utilizado em laboratórios (usando funil de bromo), em indústrias e em estação de tratamento de esgoto e água para separação de impurezas.
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.
Densidade = massa
volume
A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. O que você entenderia se te dissessem que o chumbo
possui maior densidade do que o alumínio? A explicação é que, num dado volume de chumbo há mais matéria que em uma mesma quantidade de alumínio.
Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm³). Vejamos a densidade de alguns compostos:
Água .......................................0,997 g/cm³
Álcool etílico...........................0,789 g/cm³
Alumínio ................................ 2,70 g/cm³
Chumbo...................................11,3 g/cm³
Diamante ..................................3,5 g/cm³
Leite integral............................1,03 g/cm³
Mercúrio .................................13,6 g/cm³