Respostas
Resposta:
Vegetação da Rússia -
A vegetação russa apresenta certa uniformidade no território do país com variações decorrentes de acordo com a latitude criando assim cinturões de biomas que se estendem do extremo oeste até alcançar o Rio Lena. Contudo, a leste do rio o fator de mudança se altera não sendo mais a latitude e sim a altitude. Os desertos gelados dominam o território das ilhas árticas, as terras não são férteis e a neve se mantém prolongadamente.
Na parte mais adentro do continente a vegetação dominante é a tundra, na região da planície ocupa uma faixa estreita de maneira que se amplia por até 500 km na região do platô siberiano. Trata-se de uma área sem árvores em que os musgos predominam e o solo fica congelado boa parte do ano. O ambiente dominado pela vegetação de taiga pode ser encontrado ao sul da tundra, alcança territórios com latitudes abaixo de 60°N. É o bioma dominante de quase todo o território do platô siberiano.
Imagens:
Nesse ambiente há a presença marcante de coníferas, por lá habitam animais como raposas e esquilos. Locais em que o clima é mais quente – que tem latitude abaixo de 60°N – há a predominância de espécies de maior porte como o carvalho, por exemplo. Nessa área predomina a floresta temperada, ocupa uma área significativa do sudoeste russo chegando até o leste. Trata-se de um bioma bastante devastado para atividade agrícola. A estepe pôntica domina a faixa que se estende do sul da Ucrânia até o Cazaquistão, é um bioma caracterizado por gramíneas.