Ocorreram três Guerras Púnicas. Elas envolveram vários povos. Que outros povos citados nesta Unidade de Aprendizagem foram diretamente envolvidos nas Guerras Púnicas, além dos romanos e númidas? Qual sua principal motivação?
Respostas
Resposta:
O que foram
As Guerras Púnicas foram uma série de três conflitos militares entre Roma e Cartago (cidade-estado fenícia do norte da África), que ocorreram entre os anos de 264 a.C. a 146 a.C.
Ganharam este nome, pois os romanos chamavam os cartagineses de púnicos (punici).
Principais causas - resumo
- Anexação da Magna Grécia pela República Romana.
- Conflito de interesses entre os cartagineses e romanos, originado da expansão territorial da República Romana na região do Mar Mediterrâneo. Antes das guerras, Cartago dominava o comércio marítimo no Mediterrâneo.
- Política expansionista romana que objetivava dominar toda a região do Mediterrâneo e controlar o comércio marítimo.
As três guerras púnicas
1ª – Primeira Guerra Púnica – ocorreu entre os anos de 264 a.C. e 241 a.C. No início foram batalhas terrestres no Norte da África e ilha da Sicília. Na segunda etapa, caracterizou-se por conflitos navais. Roma saiu vitoriosa, conquistando a Sicília, Sardenha e Córsega. As forças militares de Cartago foram comandadas por Amilcar Barca, general cartaginês.
2ª – Segunda Guerra Púnica – ocorreu entre os anos de 218 a.C. a 201 a.C. É a mais conhecida da História em função da estratégia do líder militar cartaginês Aníbal. Cruzando os Alpes, Aníbal comandou o exército cartaginês com grande quantidade de soldados e elefantes. Embora tivessem obtido sucesso em várias batalhas iniciais, Cartago saiu derrotada quando Roma resolveu atacar o território cartaginês, forçando Aníbal a retornar para proteger sua terra. Foi durante a Segunda Guerra Púnica que os romanos conquistaram a Península Ibérica.
3ª – Terceira Guerra Púnica - ocorreu entre os anos de 149 a.C. e 146 a.C. A última etapa das guerras decretou a vitória romana sobre os cartagineses. Cartago foi totalmente destruída por Roma, que conquistou o domínio sobre o Mar Mediterrâneo, fato de grande importância para a formação do futuro Império Romano.
Explicação:
Consequências principais:
- Fim do domínio cartaginês no Mar Mediterrâneo.
- Domínio de Roma no Mar Mediterrâneo, assim como o controle sobre o comércio marítimo na região.
- Aumento do poder político e econômico de Roma na Europa e norte da África.
- Impulso para novas conquistas territoriais romanas e formação do que seria o Império Romano.
Curiosidade histórica
- Enquanto os romanos chamaram os conflitos de “Guerras Púnicas”, os cartagineses chamaram de “Guerras Romanas”.
Resposta:
C.
Os cartagineses disputavam a hegemonia mediterrânica com os romanos, sendo o Mediterrâneo um espaço essencial para o comércio de mercadorias entre a saída para o Atlântico e o Mediterrâneo Oriental. Com eles estavam também os mouros.
Explicação:
Os cartagineses ocupavam uma posição privilegiada no Mediterrâneo e já haviam lutado anteriormente contra os gregos na disputa pelo espaço mediterrânico nas chamadas Guerras Sicilianas (600 a.C. e 265 a.C.), conseguindo dominar o oeste da Sicília, mas tendo que deixar o leste aos gregos. Posteriormente, durante as Guerras Púnicas, disputaram a hegemonia mediterrânica com os romanos e tendo como aliados iniciais os mouros da Mauritânia. Mercenários de outros povos participavam enquanto indivíduos contratados, mas não representavam seus povos. As Guerras Púnicas ocorreram principalmente por conta da disputa pela hegemonia do comércio no Mediterrâneo, espaço importantíssimo de circulação de mercadorias.
RESPOSTA COMPROVADA, TOTALMENTE CORRETA