Respostas
Resposta:
Explicação:
Os elefantes pertencem à Classe mammalia, Ordem Proboscidea e Família Elephantidae. Eles são os maiores animais terrestres viventes, são herbívoros e habitam algumas regiões da África e da Ásia. São conhecidas duas espécies de elefantes, a Loxodonta africana (elefante africano) e a Elephas maximus (elefante asiático).
Além de chamarem a atenção pelo grande tamanho, esses animais apresentam algumas características peculiares, como a presença de uma longa probóscide (tromba), que possui diversas funções, como beber água e arrancar ervas que serão utilizadas na alimentação. Vivem em grupos, podendo também ser encontrados machos solitários, que se aproximam das fêmeas apenas em época reprodutiva. Os elefantes originam um filhote por gestação, e esta dura cerca de 22 meses.
O elefante africano está classificado, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como vulnerável. Já o elefante asiático está classificado como em perigo de extinção.
Os elefantes são mamÃferos de grande porte, herbÃvoros, sendo geralmente encontrados vivendo em bandos.
Os elefantes são mamíferos de grande porte, herbívoros, sendo geralmente encontrados vivendo em bandos.
Características gerais dos elefantes
Os elefantes são animais mamíferos e pertencentes à Ordem Proboscidea. Dentre suas características, podemos destacar:
Corpo de grandes proporções coberto por uma pele grossa, frouxa e com pelos distribuídos de forma espaçada, auxiliando-os na transferência de calor do corpo para o ambiente e funcionando como um mecanismo de termorregulação.
Apresentam uma cabeça grande com orelhas largas e achatadas, sendo que estas possuem formas e marcas especiais, como uma impressão digital.
Apresentam uma probóscide (tromba) longa e muscular formada pelo lábio superior e nariz. Ela desempenha diversas funções, como a manipulação de objetos e a ingestão de água.
Apresentam grandes presas (dentes incisivos modificados) e grandes dentes molares, sendo um ou dois funcionais, ao mesmo tempo, em cada lado do maxilar. Quando o molar se gasta, outro se rompe.
Caminham com as patas eretas, as quais funcionam como pilares verticais. Os pés possuem 5, 3 ou 4 artelhos com cascos. Atrás dos artelhos encontra-se uma estrutura como uma almofada elástica, onde se apoia o peso.