Uma ordem geopolítica (geo=território -lembra geografia e o espaço, política=polis- quer dizer cidades/Estados/Países- lembra então os limites de fronteiras) mundial, portanto, é essa situação sempre provisória, de configuração do poder em termos internacionais, do nível das relações econômicas, diplomáticas e militares entre os países. ATIVIDADE 2: Segundo o texto "Alguns Estados têm uma economia e um poderio militar forte", que país você entende que têm esse poder? Justifique sua resposta. O porque: país
Respostas
Resposta:O presente artigo objetiva promover uma análise da influência que o processo de Integração Econômica promovido a partir da segunda metade do Século XX teve sobre as mudanças de paradigmas nas Teorias de Direito do Estado.
Isto porque, o aquecimento das relações comerciais entre as Nações Soberanas levou ao intercâmbio não só de bens, mercadorias e capital, mas de serviços e mão de obra, promovendo, destarte, um inexorável processo de evolução no que se refere às Relações Internacionais.
O conceito clássico de soberania transmutou-se e adquiriu novas feições, assim como a nacionalidade e a idéia de aduana e fronteiras.
Portanto, faz-se necessário o estudo interdisciplinar dos pontos de interseção do Comércio Exterior com o Direito Internacional, o Direito Econômico e o Direito Constitucional para que se possa analisar os novos paradigmas estatais.
Para tanto, analisar-se-á o processo de integração econômica, suas origens e etapas, bem como os principais órgãos envoltos no cenário atual do Comércio Exterior. Feito isso, estudar-se-á a Teoria das Relações Internacionais, suas principais correntes e influência sobre o Direito Econômico em sua vertente Internacional. Por fim, verificar-se-á como o processo de Integração Econômica influenciou nas recentes mudanças ocorridas no que se refere à conceituação de Estado.
Explicação: