Respostas
Resposta:
- Quem são
Os bantos formam um grupo étnico africano que habitam a região da África ao sul do Deserto do Saara. A maioria dos mais de 300 subgrupos étnicos é formada por agricultores, que vivem também da pesca e da caça. Estes subgrupos possuem em comum a família linguística banta.
- História dos bantos
Conheceram a metalurgia desde muito tempo, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Os bantos chegaram a constituir o Reino do Congo, que envolvia grande parte do noroeste do continente africano.
No passado, os bantos viveram em aldeias que eram governadas por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo, recolhia impostos em forma de objetos, mercadorias e alimentos de todas as tribos que constituíam seu reino.
Os bantos viviam, principalmente, da caça, da pesca e da coleta de alimentos (frutos, raízes e vegetais comestíveis).
As pessoas que habitavam o reino acreditavam que o manicongo tinha poderes sagrados e que podia influenciar nas colheitas, guerras e saúde do povo.
- Outras informações históricas e culturais sobre os bantos:
- De acordo com muitos historiadores, os bantos são originários das terras da atual fronteira entre Camarões e Nigéria.
- Os bantos ocupavam, antigamente, cerca de 70% do território da África.
- Em certas regiões do continente africano, os bantos permaneceram organizados em comunidades autônomas e, em outros, estabeleceram estados politicamente centralizados.
- Principais línguas bantas:
- Lingala
- Luganda
- Quicongo
- Cinianja
- Xichona
- Ndebele
- Zulu
- Suazi
- Xhosa
- Você sabia?
- Atualmente, os bantos habitam em países localizados, principalmente, na região centro-sul do continente africano. Entre estes países, podemos citar: Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Zimbabwe, Lesoto e Quênia.
Resposta: Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. ... Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola.
Quais são as principais características do bantos?
Ao contrário do que muita gente acredita, os bantos não são um povo, nem sequer são uma etnia. Banto é um tronco linguístico, ou seja, é uma língua que deu origem a diversas outras línguas africanas. Hoje são mais de 400 grupos étnicos que falam línguas bantas, todos eles ao sul da linha do Equador.
Como os povos bantos viviam?
Resultado de imagem para tudo sobre o povo banto pra já
Enquanto os bosquímanos e hotentotes eram nômades caçadores-coletores e pastores, os bantos eram agricultores sedentários e já conheciam o uso do ferro.
O que os bantos tinham em comum com os índios brasileiros?
Os bantus promoveram e mesclaram sua cultura nativa no Rio, com os cucumbis, as congadas e o jongo que são ritmos considerados pais do samba. Na culinária inseriram, o quiabo, o angu, maxixe, jiló, a moqueca de peixe e a feijoada.
O que os povos banto desenvolveram?
Resultado de imagem para tudo sobre o povo banto pra já
Eram povos agricultores (exemplos de plantas de origem africana e que talvez tenham sido cultivadas pelos primeiros povos bantos são: o sorgo, a melancia, o jiló, o feijão-fradinho, o dendezeiro e o maxixe), caçadores, pescadores, coletores e criadores (por exemplo, de galinha d'angola).
Quais as principais línguas Banto?
Resultado de imagem
Outros idiomas bantos importantes incluem o lingala, o luganda, o quicongo, o quimbundo,o umbundo, o chócue, e o nianja na África Central e Oriental, e o xona, o ndebele do norte, o tsuana, o sesotho, o zulu, o xhosa, o ovambo, o sepedi, e o suázi na África Meridional.
Quais são os povos bantos?
Cosmologia e tradições centro-africanas: a religião dos bantos. Os bantos são um conjunto de povos que habitavam a África Central nas regiões que hoje compreendem Angola, Congo, Gabão e Cabinda.
Explicação:
tudo direto do meu livro