Durante o século XIX, os estudos históricos e comparativos da língua se caracterizaram pela comparação de palavras escritas entre línguas vivas e as já consideradas mortas como o sânscrito (principalmente), o persa antigo, o grego e o latim. O objetivo de tais estudiosos era descobrir, por meio das semelhanças e princípios gerais da evolução histórica das palavras, a língua mãe da família linguística indo-europeia. Nesse contexto, observe um exemplo de semelhanças de uma mesma palavra, escrita em diferentes línguas, segundo Sousa (2006).
latim português castelhano francês italiano
novu novo nuevo neuf nuovo
movet move muev meut muove
SOUSA, Maria Clara Paixão de. Linguística Histórica. In: PFFEIFER, Claudia Castellanos: NUNES, José Horta (Orgs.). Introdução às ciências da linguagem: linguagem, história e conhecimento. Campinas, SP: Pontes, 2006, p. 11-48.
Diante dessas informações, analise as afirmações a seguir.
I. Os comparatistas concluíram que as palavras “novo, nuevo, neuf e nuovo” escritas, respectivamente, nas línguas portuguesa, castelhana, francesa e italiana vieram do latim “novu”, por causa das seguintes regularidades: manutenção da consoante “n” em todas as línguas, manutenção da vogal “o” em português e sua conversão em ditongo “ue” em castelhano, “eu” em francês e “uo” em italiano.
II. Sobre as palavras “novo e move”, os comparatistas concluíram que elas fazem parte de uma língua mãe em comum. Nesse caso, as regularidades semelhantes ocorridas nas mudanças linguísticas entre o português, castelhano, francês e italiano, levaram os comparatistas a concluírem que tais línguas são descendentes do latim.
III. Se acrescentar as palavras “luna (latim), lua (português), luna (castelhano), lune (francês) e luna (italiano) no quadro acima, percebe-se como regularidade que a manutenção da vogal “u” e a consoante “n”, comparativamente, é um indício de que o latim é uma língua descendente do português de Portugal e este é descendente francês.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
2
Explicação:
A alternativa 3 não corresponde ao pensamento difundido, uma vez que o Francês e o Português são posteriores ao Latim. Essa afirmação também é refutada, pois o Latim era a língua e Roma que foi um Império que dominou as regiões onde as línguas supracitadas se originaram, sendo derivações locais do Latim coloquial.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás