Metade das línguas do mundo corre risco de sumir, aponta estudo.
Por Giovana Girardi, em colaboração para a Folha de São Paulo.
Metade das cerca de 7.000 línguas faladas hoje em todo o mundo deve sumir até o final do século, em alguns casos à velocidade aproximada de uma extinção a cada 14 dias. A estimativa catastrófica é resultado de uma investigação financiada pela National Geographic Society, que apontou as cinco regiões do planeta onde há mais línguas ameaçadas de extinção. Um dos hot spots inclui o Estado de Rondônia. "As línguas estão passando por uma crise global de extinção, que excede enormemente o ritmo das extinções de espécies", declarou o linguista David Harrison, do Instituto Línguas Vivas, na terça-feira (18).
Considerando esse contexto, assinale a alternativa que justifica a extinção de metade das línguas até o final do século XXI.
A identidade cultural reforçada pelo contexto da globalização.
A perda das “raízes culturais” advinda do êxodo rural e da urbanização.
A invasão cultural estrangeira destrói as culturas nacionais.
O multiculturalismo incentivado pelas constantes migrações internacionais
O consumismo indiscriminado aliena grande parte dos povos.
Pergunta 7
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
B
Explicação:
"O sumiço das línguas têm ocorrido tanto por morte das pequenas populações que ainda as falam quanto pelo simples desuso das línguas. Elas não são passadas para as novas gerações, que falam apenas a língua mais comum no país, como português, no Brasil, e toda a cultura daquele povo acaba ficando restrita aos mais velhos da tribo."
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás