Respostas
Israel e Palestina ocupam a mesma área geográfica, localizada entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, sendo esta a principal causa de seu conflito.
Israel é o único Estado Judeu no mundo, tendo sido estabelecido por um grupo político sionista europeu e reconhecido pela ONU em 1948. Após um processo de migração e guerras, ocupa grande parte da área que pertenceria à Palestina.
Palestina é o nome do território localizado entre o Rio Jordão e o Mediterrâneo. O local era habitado principalmente por árabes, e foi controlado pelo Império Otomano e posteriormente pela Inglaterra, até 1946.
Deste então, a Palestina passou por diversas guerras, que redefiniram seu território.
A independência foi declarada em 15 de novembro de 1988 pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Mas a maioria de suas áreas reivindicadas estão sobre controle de Israel desde 1967, depois da chamada Guerra dos Seis Dias.
Hoje, a Palestina se concentra em dois territórios: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia
Apesar de judeus e muçulmanos árabes reivindicarem esse território há cerca de 2 mil anos, o conflito político atual se iniciou no século XX. As demarcações atuais foram definidas especialmente após as guerras de 1948 e 1967.
A principal abordagem para a resolução do conflito é a chamada “solução de dois estados”. Esta estabeleceria a Palestina como um estado independente em Gaza e na maior parte da Cisjordânia. Já o o restante das terras ficaria para Israel.
A principal abordagem para a resolução do conflito é a chamada “solução de dois estados”. Esta estabeleceria a Palestina como um estado independente em Gaza e na maior parte da Cisjordânia. Já o o restante das terras ficaria para Israel.No entanto, ambas as partes não estão dispostas a ceder a esta ideia.