quais sao as perspetivas do comercio internacional no pos pandemia quais as açoes necessarias para a rettomada dos volumes de importaçao e exxportaçao
Respostas
Resposta:
A maioria dos economistas tem apostado num processo de recuperação forte, porém instável no comércio internacional.
Depois de um ano neutro em 2019 e um queda global de 5,3% em 2020, tudo indica que 2021 terminará com uma alta de 8% no volume total da comercialização internacional de mercadorias. Mas vale ressaltar que os números globais devem ser interpretados com cautela, pois existe uma grande variação entre regiões.
Quando se trata de exportação, a Organização Mundial do Comércio estima que os países sul-americanos terminem 2021 com uma alta de 3,2%, que seria a mais baixa entre todas as sete regiões mundiais de comércio, incluindo a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) que tem uma previsão de alta de 4,4%. A melhor expectativa de alta no momento é a do Oriente Médio com 12,4%.
Já no cenário das importações, os países sul-americanos apresentam números bem mais favoráveis, com a estimativa de terminar 2021 com uma alta de 8,1%, atrás apenas de Europa e América do Norte.
Explicação:
Não há nada que indique que o comércio internacional não voltará ao normal com o tempo, no entanto os comerciantes devem estar preparados para possíveis baixas de curto periodo, além disso, no Brasil é provável que a área de exportação demore um pouco mais para se recuperar do impacto da pandemia.