Respostas
Resposta:
As proteínas podem ser classificadas de acordo com as funções que desempenham no corpo.
Explicação:
Proteínas transportadoras
Proteínas de transporte (também chamadas transportadoras ou carreadoras) são proteínas integrais de membrana; elas estão dentro de toda a extensão do transporte da membrana através da qual transportam substâncias. As proteínas podem ser úteis para o transporte de substâncias por difusão facilitada ou transporte ativo.
Proteínas estruturais
Proteínas estruturais: são aquelas que sustentam a estrutura dos tecidos, como o colágeno (que constitui a cartilagem), a queratina (que atua nos cabelos, unhas e pelos) e a elastina (responsável pela estrutura da pele). Globina: proteína que compõe a molécula de hemoglobina.
Proteínas contráteis
PROTEÍNAS CONTRÁTEIS. As proteínas contrácteis são proteínas fibrosas que interagem entre si formando fibras muito resistentes responsáveis pela mobilidade das estruturas celulares.
Proteínas catalisadoras
As enzimas são proteínas, catalisadores (aumenta a velocidade de uma determinada reação química) biológicos (proteínas) de alta especificidade. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. ... Células podem sintetizar enzimas conforme a sua necessidade.
Proteínas reguladoras
Proteína reguladora é um termo utilizado em genética para descrever uma proteína que está envolvida em processos de regulação da expressão genética. Em bactérias, os sinais provenientes do meio extracelular atuam, direta ou indiretamente, sobre proteínas regulatórias capazes de se ligar ao DNA.